A tocante mensagem de despedida de Pinto da Costa: "Para os meus filhos, que sempre amei, e à Cláudia, uma dádiva de Deus"
Numa comovente mensagem de despedida, ex-presidente deixou abraços para os amigos para os netos e palavras especiais para os filhos e última mulher.Pinto da Costa teve tempo para fazer as suas despedidas e, ao longo dos últimos meses, deu mais abraços do que, provavelmente, nos últimos anos. O seu livro, 'Azul Até ao Fim', foi a forma que encontrou para deixar mensagens, boas e más, de esperança e também de alguma raiva. E há um capítulo que dedica às suas despedidas, a que chama de xi-coração.
"Era o que eu dizia quando aos meus filhos Alexandre e Joana, criancinhas, queria pedir um abraço: "Dá-me um xi-coração", começou por escrever numa espécie de carta de despedida em que recorda as pessoas mais especiais da sua vida, a começar pelos netos, à irmã, Eduarda, a única que fica a representar a família e aos amigos. "Para os meus amigos, que estiveram sempre comigo, quero incluí-los neste enorme abraço. Levá-los-ei no meu coração." Entre os amigos estão nomes como Fernando Póvoas, José Mourinho ou Vítor Baía.
Mas as palavras mais especiais foram dedicadas aos filhos e também à mulher, Cláudia Campo.
"Para os meus filhos, Joana e Alexandre, que são o prolongamento da minha vida e que sempre amei".
Já a Cláudia, Pinto da Costa fez um longo agradecimento pela luz especial que trouxe na fase final da sua vida. "À Cláudia, que foi uma dádiva de Deus por tê-la posto no meu caminho. Conseguiu despertar em mim o sentimento do amor, que pensava que não voltaria a sentir. Mas senti. Fui correspondido e os meus últimos anos tornaram-se imensamente felizes".
Pinto da Costa, recorde-se, morreu aos 87 anos, no último sábado, dia 15 de fevereiro, após uma batalha contra um cancro na próstata, que alastrou.