Emocionado, Marquinho conta como atenua as saudades do padrinho, Marco Paulo
O jovem músico revelou como tem lidado com a ausência do padrinho, que considerava um segundo pai.Foram vários os famosos que este sábado se juntaram na SIC para prestar homenagem a Marco Paulo, no primeiro aniversário da sua morte. Apresentado por Ana Marques, ‘Marco Paulo - 1 Ano de Saudade’ foi transmitido a partir da quinta de Mem Martins, que foi casa do cantor durante muitos anos.
Hoje a propriedade está nas mãos do seu compadre, Toni Coelho, que é pai de Marco António, afilhado do cantor. Marquinho, como é conhecido, também participou na homenagem e não conteve as lágrimas ao recordar aquele que sempre considerou um segundo pai.
“Parece que está sempre comigo", começou por dizer, acrescentando: "Sempre que tenho saudades vejo vídeos dele".
De seguida, interpretou uma versão da canção de Marco Paulo 'Por Ti', afirmando depois: “Quando lhe mostrei o tema, ele começou a cantar. Ainda o sinto sempre que interpreto esta música”.
Atualmente com 34 anos, Marco António é músico e vive nos Países Baixos com a namorada polaca, Aleksandra, mas viajou diversas vezes para ao pé do padrinho durante a sua luta contra o cancro no fígado. Já da primeira vez que Marco Paulo teve cancro, fora Marco António o seu principal apoio, apesar de na altura ainda ser uma criança.
"Ele foi, sem se aperceber, a pedra fundamental para que eu pudesse ultrapassar todo o sofrimento do primeiro cancro", contou o cantor há quatro anos, no 'Alô Marco Paulo'.
Foi nesse programa que Marco António tocou baixo, ao lado do padrinho. "Primeiro ponto, adoro-te", afirmou o jovem durante o programa.
"Não é pelo facto de seres cantor, mas por seres a pessoa que és. Tudo o que me tens ensinado. Tens assistido a todos os marcos importantes da minha vida", acrescentou.
A relação íntima de Marco Paulo com o afilhado levou inclusivamente a uma grande polémica no ano passado, quando o antigo deputado do PSD, José Pacheco Pereira, fez insinuações sobre a relação "ambígua" de "um artista de variedades" com o seu afilhado que teria "comprado" aos pais, apesar de nunca referir o nome de Marco Paulo.
O cantor reagiu de imediato, repudiando as alegações.
A fechar a emissão especial da SIC deste sábado, Toni Coelho, o pai de Marco António, e Ana Marques fizeram uma visita guiada pelos recantos mais especiais da casa, aqueles que continuam a guardar a memória de Marco Paulo, pedaços de vida do cantor que irão permanecer eternos, como fotografias, discos de ouro e platina, a comenda oferecida por Marcelo Rebelo de Sousa. Até a sua caneta permanece imóvel junto do seu "sítio preferido". "A caneta continua aqui. Era o sítio onde ele gostava de estar. Era a cadeira dele, o sítio dele", descreve Toni.
"Este museu continua muito vivo, intocável. As fotografias dele, tudo o que ele tinha, toda a vida dele está aqui. Com choro, desilusões, está aqui tudo da vida dele", descrevia o compadre enquanto ia apontado para as fotografias e para os discos na parede. Também lá estava uma fotografia de Ana Marques, outra de Marco Paulo com Toni e Marquinho, e, claro, a mãe de Marco Paulo, dona Isabel. "Ele adora a mãe", recorda António Coelho.
Para o fim ficou a frase que pode muito bem ter sido o recado para o bombeiro Eduardo Ferreira, o herdeiro-surpresa, com quem trava uma batalha pela herança de Marco Paulo que deixou em testamento que 10 por cento dos seus bens seriam para o amigo de Braga, que o fez tão feliz nos últimos anos de vida.
"Esta casa é do João Simão da Silva", disse Toni ao despedir-se de Ana Marques. A homenagem ficou feita e o recado ficou dado.