Nem a ovação do povo disfarçaram saúde débil. Após escândalo financeiro Juan Carlos regressa a Espanha para fazer as pazes com a família
Foi com uma gigante ovação por parte do "seu povo" que Juan Carlos chegou a Sanxenxo, Galiza, para participar nas tradicionais regatas que ali se realizam. Visivelmente emocionado, e só com a filha Elena a eu lado, o rei emérito revelou como a distância e o escândalo que o atirou para um exílio forçado o debilitaram. Há já quem fale que esta pode ser a despedida de Juan Carlos que tenta agora reaproximar-se da família.
Primeiro das regatas, depois um jogo de andebol do neto. Don Juan Carlos, rei emérito de Espanha, no exílio no emirado de Abu Dhabi há 21 meses, regressou a Espanha em clima de euforia e preocupação. A visita do antigo rei só foi possível após a decisão do procuradoria anti-corrupção espanhola, que no dia 2 deste mês, decidiu arquivar os processos de corrupção, favorecimento e suspeitas de desvio de milhões em paraísos fiscais.
Com a "ficha (quase) limpa - resta o processo da antiga amante, Corina Larsen - a volta a casa foi possível, embora a Espanha que esteja a encontrar seja bem diferente daquela que deixou há dois anos.
O rei emérito ir-se-á encontrar com o atual rei, o filho, Felipe, apenas na segunda-feira.
Sabe-se que, aos 84 anos, e com um estado de saúde nitidamente debilitado, uma das preocupações de Juan Carlos é fazer "as pazes" com a família ou, pelo menos, tentar uma reaproximação. Esta está a começar. Foi Elena, a filha sempre mais presente, que o recebeu e se manteve a seu lado. Mas no sábado também esteve com o neto Pablo, filho de Cristina, para assistir a um desafio de andebol deste.
Antes disso, porém, foi tempo de voltar ao mar, que tanto adora. Sanxenxo e as suas regatas foram o destino primeiro de Juan Carlos. Teve o apoio dos amigos, mostrou-se debilitado, apoiado numa bengala, mas conseguiu velejar, como sempre fez. E mais: ao chegar à marina teve uma receção "à antiga", com uma multidão de populares a saudar o seu eterno rei. "Viva o rei Juan Carlos e viva o rei Felipe", ouviu-se.
Depois da diversão segue-se a parte mais complicada: enfrentar os seus. Mas isso fica para para o próximo capítulo desta "novela" que é o regresso a Espanha do rei mais amado e polémico que continua a dividir os espanhóis.