_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

RTP gasta 1 milhão de euros para produzir série

Cada episódio de 'Vento Norte' cifra-se em 200 mil euros. Estação pública entrou com quase metade e duas câmaras minhotas pagaram o resto. Série tem 10 episódios.
Por João Bénard Garcia | 25 de abril de 2021 às 17:16
Vento Norte, série da RTP Foto: RTP

A série histórica 'Vento Norte', que a RTP1 estreou na quarta-feira, dia 14, custou dois milhões de euros.

A revelação foi feita à revista TV Guia, nas bancas, por Almeno Gonçalves, o ator e produtor de 61 anos, que explica como conseguiu pôr de pé um projeto desta envergadura. "Consegui arranjar o mínimo indispensável para produzir isto com qualidade."

pub

Os dois milhões de euros investidos estão divididos por dez episódios, tendo custado "cerca de 200 mil euros cada um". "A RTP dá-nos mais ou menos 100 mil por episódio. O envolvimento das autarquias foi, e é, muito importante neste projeto", explica Almeno Gonçalves. "Por um lado, damos visibilidade às terras e às suas histórias; e, por outro, conseguimos fazer ficção com mais qualidade. As pessoas não sabem, mas isto é caríssimo."

Para este projeto, o autor e a sua produtora, a Recados do Mundo Filmes, conseguiram convencer as autarquias de Braga e de Arcos de Valdevez a investirem em Vento Norte, mesmo com a facilidade de "todos os décors serem naturais".

"Só para terem uma ideia, gastei mais num dia de filmagens em Lisboa do que numa semana em Arcos de Valdevez. Os guarda-roupas, o tempo… O João Cayatte [realizador] foi um herói e rodou a uma velocidade incrível."

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub