Amantes, noitadas e fuga ao fisco: As maiores polémicas do rei Frederico da Dinamarca e o que a rainha Mary tem 'aturado'
O monarca dinamarquês e a mulher, Mary, celebraram 20 anos de um casamento envolto em muitas controvérsias.
Frederico e Mary da Dinamarca celebraram esta terça-feira, dia 14 de maio, o seu 20.º aniversário de casamento.
No entanto, o casamento dos reis dinamarqueses - do qual nasceram 4 filhos - tem sido pautado por altos e baixos, bem documentados na imprensa cor-de-rosa, devido à reputação de 'playboy' de Frederico.
As múltiplas traições
O episódio mais marcante – e bem recente – foi a revelação de que Frederico foi passear com uma amante. O rei foi apanhado com a socialite mexicana Genoveva Casanova em Espanha e, embora Mary tenha optado por perdoar o marido, a traição, tão pública, abalou perigosamente o casamento.
As fotografias da traição foram divulgadas em novembro do ano passado, semanas antes de Frederico ascender ao trono dinamarquês, na sequência da abdicação da sua mãe, a rainha emérita Margarida.
Na altura, Mary remeteu-se ao silêncio mas as suas ações falaram alto: cancelou toda a sua agenda e viajou com os filhos para a sua terra-natal, a Austrália.
Esta não foi a primeira vez que Mary foi confrontada com traições do marido. Em 2008, quatro anos depois de se terem casado, Frederico foi fotografado a beijar outra mulher numa das suas muitas saídas à noite em Copenhaga.
Em 2017, a revista 'Her & Nur' revelou que Frederico tinha pago 7 mil euros a outra amante para manter o seu 'affair' em segredo.
No entanto, os rumores de infidelidades de Frederico não são as únicas polémicas associadas ao monarca de 55 anos.
Alta velocidade e álcool
Em 1992, então com 24 anos, Frederico foi preso com a namorada da altura, Malou Aamund, por esta estar a conduzir a alta velocidade, alcoolizada e sem carta. Na sequência deste episódio, vários tabloides e até o parlamento dinamarquês chegaram a apelar à rainha Margarida que retirasse ao filho o direito a se tornar rei.
Apesar da polémica, o príncipe continuou a ser apanhado em noitadas com mulheres e muito álcool ao longo dos anos 90.