Tréguas enfim: inauguração da estátua da princesa Diana une William e Harry
Os filhos da princesa de Gales marcaram presença, como previsto, no palácio de Kensington onde decorreu o evento que assinala aquele que seria o seu 60.º aniversário. A zanga parece pertencer ao passado. Ficam as imagens.
Nesta quinta-feira, dia 1 de julho, a princesa Diana faria 60 anos e, por isso, decorreu a inauguração da estátua em sua homenagem no palácio de Kensington, com os familiares mais próximos presentes, incluindo os seus filhos, o príncipe William e o príncipe Harry, que se reuniram novamente após o funeral do duque de Edimburgo.
Na cerimónia a céu aberto, os duques de Cambridge e Sussex surgiram bem humorados, ficando lado a lado, tendo sido fotografados a rir. A estátua, da autoria do escultor Ian Rank-Broadley, mostra Diana junto a três crianças, para representar o "impacto universal e geracional do seu trabalho", ficou colocada no Sunken Garden, por ser um dos locais favoritos da princesa, quando vivia em Kensington.
Em comunicado assinado pelos irmãos pode ler-se: "Hoje, naquele que seria o 60.º aniversário da nossa mãe, nós lembramos o seu amor, a sua força e o seu carácter, qualidades que a fizeram uma força do bem pelo mundo fora, mudando inúmeras vidas para melhor. Todos os dias desejamos que ela ainda estivesse connosco, e a nossa expectativa é que esta estátua seja para sempre vista como um símbolo da sua vida e do seu legado", afirmaram, antes de agradecer a todos os que tornaram possível esta homenagem, assim como a "todos os que mantêm a memória da nossa mãe viva, no mundo."
Para trás parecem ter ficado as polémicas que têm assolado William e Harry, principalmente após a controversa entrevista de Harry e Meghan a Oprah Winfrey, com acusações graves à família real britânica. As notícias de mal-estar entre os dois irmão têm-se sucedido nos últimos meses mas, agora, no reencontro, voltam a sorrir.