Considerada a fortaleza da irmã Leonor: revelados os traços ocultos da personalidade da Infanta Sofia
A viver na sombra da irmã, futura rainha de Espanha, a infanta Sofia tem características que a protegem, apesar do papel secundário a que ficou destinada.
A infanta Sofia de Espanha completou 17 anos de idade há poucos dia, a 29 de abril. A um ano de atingir a moiridade, Sofia tem vivido a sua vida na sombra da irmã mais velha, Leonor, herdeira do Trono de Espanha. Ainda que os pais, o rei Felipe VI e a rainha Letizia, tenham feito questão de tratar as duas filhas de igual moda, a verdade é que Sofia tem tido um papel secundário neste 'enredo' em que Leonor é a protagonista.
Mas Sofia é também a fortaleza de Leonor. A futura rainha de Espanha apoia-se bastante na irmã mais nova, com as duas a desenvolverem uma grande cumplicidade e proximidade. Com Sofia a estudar no País de Gales e Leonor em Saragoça, nem a distância física tem quebrado os laços entre as duas irmãs.
Leal, carismática e perfeccionista, são apenas alguns dos atributos associados à infanta Sofia, que está a tirar o primeiro ano do prestigiado UWC Atlantic College, o mesmo internato onde estudou a irmã mais velha, antes de ingressar na Academia Militar de Saragoça.
A publicação espanhola 'Semana' pediu à psicóloga Lara Ferreiro que traçasse algumas das características da personalidade de Sofia. "Se a Princesa Leonor é mais tímida, mais reservada, por outro lado, a Infanta Sofia – diz quem a conhece – tem um forte sentido de dever, é muito complacente", destaca a psicóloga que vê na infanta uma menina leal, boa companheira, que ajuda e tem empatia com os outros. "Ela tem aquela liberdade que vem de saber que o foco está mais na irmã", justifica Lara Ferreiro.
De Letizia, Sofia terá herdado o perfecionismo e o carisma. A psicóloga estabelece ainda que a infanta Sofia tem "sentido de humor, é madura e responsável".