Descuidada, cabisbaixa e apática! Grande preocupação em torno da infanta Elena: "Não está bem!"
A irmã do rei Felipe VI nunca foi vista como aconteceu esta quinta-feira. A infanta está a sofrer e pode estar mesmo a precisar de ajuda.
Elena María Isabel Dominica de Silos de Borbón e Grécia nasceu no dia 20 de dezembro de 1963. A filha mais velha dos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, tem os seus 60 anos de vida marcados por muitos desaires e contrariedades. Começou logo com o facto do pai lhe ter negado subir ao trono por ser mulher. Embora primogénita, a infanta foi obrigada a ceder o seu lugar ao irmão mais novo, Felipe.
Apesar de ter sido privada de ser rainha, Elena sempre esteve muito pendente da aprovação paterna. Ao longo dos anos tem feito de tudo para agradar a Juan Carlos e, a mais Borbon dos três filhos dos reis eméritos, nunca ousou contrariar o pai.
Tem com ele uma ligação muito estreita e o agravamento de estado de saúde de Juan Carlos tem tido consequências visíveis no estado de ânimo (e também físico) da infanta. Incansável, é ela que anda entre Madrid e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos - país onde o pai está exilado à força -, para estar junto do rei emérito e cuidar dele.
Tem também sido Elena que acompanha Juan Carlos aos médicos e que tenta que os dois irmãos, Felipe VI e a infanta Cristina, se acerquem mais do antigo rei de Espanha. Quer uma maior união familiar em torno do pai. Todos estes esforços estão a dar sinais na saúde da própria infanta.
Esta quinta-feira, 16, Elena foi vista a passear o seu cão nas ruas do seu bairro. Com uma imagem descuidada, cabisbaixa e apática a tudo e a todos, a filha mais velha dos reis eméritos nem parecia ela. Nem sequer respondeu às saudações, o que não é hábito em si. Suscitou, por isso, uma grande preocupação em quem com ela se cruzou.
Também os amigos da irmã mais velha de Felipe VI se mostram preocupados. Notam-lhe a tristeza crescente, o cansaço e a desonrientação. "Não está bem!", dizem muitos destes amigos sobre Elena.