Destino trágico. Quem é Nadiuska, a sensual amante de Juan Carlos que acabou internada num hospital psiquiátrico
A atriz de cinema erótico, que chegou a contracenar com Arnold Schwarzenegger em 'Conan o Bárbaro', foi uma das maiores estrelas do cinema espanhol na década de 70, mas acabou vítima de doença mental.
Numa altura em que a ex-apresentadora de televisão Bárbara Rey anda a fazer manchetes em Espanha graças à divulgação das fotografias em que aparece aos beijos com Juan Carlos, recordamos Nadiuska, uma outra celebridade de Espanha que também já revelou publicamente ter tido um caso extraconjugal com o rei emérito.
Nadiuska era o nome artístico de Roswithka Bertasha Smid Honczar, uma jovem modelo alemã de ascendência russa e polaca que chegou a Espanha aos 19 anos, em 1971, e entrou de imediato no mundo do cinema erótico graças à sua beleza estonteante que muitos comparavam à de Sophia Loren.
Durante os anos 70, apareceu em inúmeros dramas e comédias sobre sexo, posou nua para a Playboy e até participou em 'Conan o Bárbaro', ao lado de Arnold Schwarzenegger.
Ao longo das décadas, Nadiuska terá tido relacionamentos com homens poderosos do meio do cinema... e não só. No final dos anos 90, a atriz revelou à imprensa espanhola que Juan Carlos foi "seu namorado" e que – tal como Bárbara Rey e Corinna Larsen alegariam mais tarde – "pessoas próximas do monarca queriam ver-se livres dela".
Quer tenha sido verdade ou não, parece que as pressões da indústria cinematográfica terão contribuído para a degradação da sua saúde mental e foi também nessa altura que Nadiuska começou a fechar-se em casa como uma reclusa e a tapar as janelas com mantos negros "para não ser descoberta", de acordo com a 'Lecturas'.
Pouco tempo depois, e após várias tentativas de suicídio, a atriz viria a ser internada no hospital psiquiátrico Ciempozuelos, onde vive desde então, longe de tudo e todos.