"Ela é que vai ser rainha, não eu!" Infanta Sofia está cansada de ser a sombra da irmã, a princesa Leonor
Se fosse uma jovem como a maioria, a filha mais nova de Felipe VI e Letiza teria os meses de verão para se divertir com os amigos. Só que não! Sofia é obrigada a andar atrás da irmã para tudo o que é compromisso oficial. Está farta!
Sofia é a filha mais nova de Letizia e Felipe VI. Alta, de cabelo claro e olhos castanhos, a infanta é muito mais "dada" do que a irmã, que em público se mostra sempre mais reservada e tímida. Talvez o facto de não ter sobre os seus ombros o peso de um dia vir a ser rainha permite-lhe ser mais espontânea e segura de si.
O povo gosta disso e gosta da jovem infanta. Dela também se diz que é muito mais próxima dos Bórbon – a família paterna – do que a herdeira do trono. Leonor estará muito mais dependente da mãe e não tem a coragem da irmã mais nova e dar a sua opinião e em afrontar a autoridade materna que, supostamente, é muito castradora.
Mas Sofia estará cansada de estar permamentemente na sombra da irmã, a princesa Leonor. Quase que não lhe é permitido ter vida própria. Nascer um ano e meio depois da irmã empurrou-a para um papel secundário. Tão secundário que não a deixam "desabrochar" como qualquer outra jovem da sua idade.
Veja-se o exemplo deste verão. Terminadas as aulas no País de Gales, Sofia rumou a casa e ficou à mercê da agenda oficial da irmã. Tem sido obrigada a acompanhar Leonor a todos os seus compromissos oficiais. Está impedida pelos pais de ir de férias com os amigos ou, simplesmente, de ir mais cedo para Palma de Maiorca. Não está autorizada a isso.
Aos poucos, Sofia já terá mostrado o seu desagrado pelo sua situação e já terá feito ver ao pai, o rei Felipe, que não é ela a herdeira do trono. Que a responsabilidade de um dia vir a ser rainha não é sua. Essa é uma obrigação da irmã. Apesar de todos os argumentos, o pai não cede. E, por isso, Sofia terá que continuar a ser a sombra da princesa as Astúrias. Pelo menos para já.