Juan Carlos de Espanha entregou milhares de euros à princesa Diana para evitar chantagem
A relação da princesa Diana com Juan Carlos envolveu dias sozinhos no palácio, a raiva do então príncipe Carlos e milhares de euros.
Juan Carlos terá transferido 45 mil dólares a Diana de Gales, no mesmo ano da morte da princesa, para ajudá-la a fugir de uma chantagem.
A alegação foi feita pela escritora norte-americana Kitty Kelley no livro sobre os Windsors, de 1997, mas que voltou à tona esta semana depois das novas polémicas que ligam o rei emérito com a suas ex-amantes. De acordo com a revista 'Lecturas', Diana teria sido uma das paixões de Juan Carlos.
Em 1997, a princesa Diana terá sofrido uma chantagem do proprietário do ginásio que frequentava. O homem terá instalado uma câmara para captar e vender novas imagens da princesa de Gales. Diana terá portanto pedido ajuda a um velho amigo, o rei Juan Carlos, que não hesitou em transferir 45 mil dólares, disse aquele livro.
A relação de Diana e Juan Carlos remonta ao anos 1980, quando a princesa de Gales e o então marido, Carlos, foram recebidos pelos reis espanhóis ao longo de quatro verões no palácio de Marivent, em Palma de Maiorca.
Na altura, os dois casais e os filhos partilhavam também as férias com os irmãos da rainha Sofia, Irene e Constantino da Grécia, assim como a pretendente à rainha grega, Ana Maria.
Segundo o biógrafo da princesa Diana, Andrew Morton, o primeiro verão de Lady Di em Marivent não foi tão agradável por ela ter passado as férias na casa de banho, "com a cabeça na sanita". Diana, recorde-se, enfrentou uma depressão e uma bulimia nos anos de casada com Carlos III.
No entanto, com o tempo, Diana e o seu anfitrião, Juan Carlos, estabeleceram laços próximos. O ex-rei e a princesa Diana posaram para as câmaras com as suas respectivas famílias e Juan Carlos namoriscava com Lady Di. "Ela namoriscou com Juan Carlos, mas inocentemente, como qualquer mulher faria - como poderia não o fazer, quando Carlos era como uma pedra de gelo?", explicou Lady Collin, citada pela 'Lecturas'.
Numa das férias, o então príncipe Carlos deixou Diana com William e Harry em Marivent para regressar ao Reino Unido, supostamente devido às obrigações do palácio, o que fez com que a membros da família real britânica ficassem ainda mais próximos do rei Juan Carlos, que levava todos a apanhar sol e velejar.
Diana terá comentado os casos amorosos do rei Juan Carlos com o seu guarda-costas. "Ele é um mulherengo. Sei que é absurdo, mas tenho a certeza de que gosta de mim. Já namoriscou, mesmo em frente à rainha", terá afirmado Diana a Ken Wharfe. "Ele é um galanteador".
O rei emérito também se gabava dos seus encontros amorosos com a princesa Diana em conversas com os amigos, apontou a 'Lecturas'. A proximidade dos dois terá irritado a rainha Sofia e o príncipe Carlos, que terá deixado o palácio de Marivent numa ocasião, depois de saber dos alegados avanços da mulher e do anfitrião.