Mark Tindall, marido da neta da rainha Isabel II, usou medalhas mas nunca foi militar. Já reagiu à chacota pública
O marido de Zara Phillips usou três medalhas ao peito durante as cerimónias fúnebres da monarca britânica. Os súbditos riram-se e criticaram a soberba e o abuso. Já há reações do visado.
Mark Tindall, marido de Zara Phillips, neta da rainha Isabel II, usou três medalhas ao peito durante as cerimónias fúnebres da monarca britânica. Cerimónia essa que foi transmitida para o mundo inteiro. Mas o que não escapou aos ingleses é que ele não tem nenhum passado militar que lhe permita usar tais distinções.
Perante isto, as críticas a Tindall não se fizeram esperar e a chacota acabou por alastrar por todo o reino. Assim, não é de admirar que o conhecido jogador de rugby já tenha reagido a toda esta polémica. Foi no podcast 'The Good, the Bad and the Rugby' que o marido de Zara Philips deu a resposta aos seus críticos.
"Não vejo razões para que as pessoas me estejam a criticar tão duramente nas redes sociais", disse irritado, antes de explicar a razão pela qual ostentou as três medalhas no funeral de Isabel II: "Não servi em lugar nenhum e realmente não fiz nada para obter estas medalhas, além de fazer parte da família real."
Ficou-se assim a saber que as três medalhas são honras oficiais. A primeira, a medalha de Membro do Império Britânico (o "MBE") foi concedida ao atleta após a vitória no campeonato do mundo na Austrália, em 2003. A segunda e terceira são as medalhas do Jubileu de Diamante e do Jubileu de Platina, concedidas a todos os membros da família real em 2012 e 2022.
Mike Tindall casou-se com Zara Philips em 2011. O jogador de rugby encerrou o assunto lembrando que havia recebido do protocolo real instruções rígidas de como se apresentar no funeral da rainha. Não terá sido, portanto, uma escolha sua, mas uma imposição.