Preso por corrupção, cunhado de Felipe VI pode sair já no próximo ano
Iñaki Urdangarin, o marido da infanta Cristina de Espanha, acaba de receber um novo estatuto de recluso.
Preso há 2 meses, Iñaki Urdangarin pode vir a sair da prisão já no próximo ano.
O marido da infanta Cristina de Espanha, de 50 anos, foi condenado a uma pena efetiva de prisão de 5 anos e 10 meses por prevaricação, corrupção, tráfico de influências, fraude e delitos fiscais.
No entanto, o cunhado de Felipe VI acaba de receber uma boa notícia: passará a partir de agora a disfrutar do 2.º grau penitenciário. Este novo estatuto de recluso é um passo em direção ao 3.º grau, que permite saídas precárias, e que Iñaki poderá vir a receber já em 2019. Isto significa que o marido de Cristina poderá vir a sair em liberdade já no próximo ano.
Detido no estabelecimento prisional de Brieva, Iñaki Urgandarín tem-se refugiado na fé para enfrentar os piores dias da sua vida.
Na sua cela, além de fotografias dos seus quatro filhos, da mulher e dos irmãos, Iñaki Urgandarín tem um rosário e uma imagem da Virgem Branca, padroeira da cidade de Vitoria, que lhe foi oferecida pela mãe quendo ainda era pequeno.
Diz-se ainda que Urgandarín já se encontrou com o assessor espiritual daquela prisão, o jesuíta José Maria Fernández Martos. Contudo, não se pense que a religião só agora entrou na vida do cunhado do rei Felipe VI. A infanta Cristina e Iñaki têm muitos amigos ligados à Opus Dei.