Princesa Mette-Marit precisa de um pulmão! Doença evoluiu demasiado rápido
A Casa Real da Noruega passa por momentos muitos difíceis. Depois das graves acusações feitas ao filho, Mário Borg Høiby, a mulher do príncipe herdeiro Haakon poderá precisar de um transplante.Os alertas soaram na Noruega depois da Casa Real ter emitido um comunicado em que dá conta que a princesa Mette-Marit, de 52 anos, poderá ser sujeita muito em breve a um transplante de pulmão. A mulher do príncipe Haakon sofre de fibrose pulmonar crónica e a doença não tem dado tréguas àquela que um dia poderá subir ao trono como rainha consorte.
"Sempre tive esperança de que pudéssemos controlar a doença com medicamentos, e até agora a progressão tinha sido bastante lenta. No entanto, ultimamente tem sido mais rápida do que eu e os médicos esperávamos”, disse Mette-Marit em outubro passado ao canal de televisão norueguesa NRK.
No comunicado é revelado que a "doença provoca cicatrizes nos pulmões, levando à redução da absorção de oxigénio. Neste outono, diversos exames mostraram um declínio evidente na saúde da princesa herdeira. Portanto, os médicos do Rikshospitalet iniciaram os preparativos para avaliar sua elegibilidade para um transplante de pulmão."
“Chegamos ao ponto em que o transplante de pulmão é necessário e estamos a fazer os preparativos necessários para garantir que isso seja possível quando chegar a hora”, explicou o médico que acompanha Mette-Marit, professor Martin Holm, chefe do serviço de Pneumologia do Rikshospitalet. Acrescentou: “Neste momento, nenhuma decisão foi tomada sobre quando é que a princesa será incluída na lista de espera para um transplante de pulmão”.