Quais problemas de saúde qual quê! Já se sabe onde estava Juan Carlos quando a princesa Irene morreu
Deu muito que falar o ausência do rei emérito nas cerimónias fúnebres da cunhada.Pilar Eyre, a jornalista que escreve e conhece bem os meandros da família real de Espanha, contou na sua coluna da revista 'Lecturas' que o pai de Felipe VI teve uma paixão por Irene da Grécia, irmã de Sofia. A rainha emérita, segundo a referida jornalista, terá descoberto que antes de Juan Carlos namorar com ela, andou atrás de Irene tentando seduzi-la. Esse foi a primeira grande mágoa de Sofia que nunca mais esqueceu... nem perdoou.
Talvez por isso - e por tudo o que aconteceu ao longo de várias décadas de casamento em que foi traída pelo marido com tantas e tantas mulheres - a rainha emérita poderá ter exigido a Juan Carlos que não se deslocasse a Atenas, na Grécia, para assistir às cerimónias fúnebres da princesa Irene.
Só que a ausência do rei emérito acabou por dar muito que falar e a polémica alastrou para além das fronteiras de Espanha. Para acalmar o "falatório" foram surgindo notícias de que o pai do rei Felipe VI estava muito fragilizado devido a problemas de saúde. Os médicos teriam até aconselhado a que não deixasse Abu Dhabi. Esta foi a explicação "oficial" para não comparecer no funeral da cunhada.
Contudo, parece que o emérito não está assim tão doente, pois veio a descobrir-se onde estava Juan Carlos quando Irene da Grécia morreu. Segundo 'Informalia', o ainda marido da rainha Sofia encontrava-se na Suíça como convidado de uma exclusiva festa de aniversário.
Em vez de viajar para Madrid ou para Atenas para apoiar a mãe dos seus três filhos, Juan Carlos I preferiu manter-se entre os amigos em 'fiesta' e celebrar mais um ano de vida do rei Fuad II do Egito. À rainha Sofia valeu, como sempre, a presença dos três filhos, Felipe, Elena e Cristina, e dos netos.