Sanna Marin, a primeira ministra da Finlândia que foi "apanhada" em festas, anuncia fim do seu casamento de 19 anos
A primeira-ministra da Finlândia e Markus Raikkonen, ambos de 37 anos, anunciaram divórcio. Sanna Marin viu-se envolvida numa enorme polémica por ter sido filmada em festas com amigos. "Tenho vida social", disse na altura.
Sanna Marin anunciou que está em processo de divórcio de Markus Raikkonen, seu marido desde 2020, com quem está numa relação há 19 anos e tem uma filha em comum, Emma, de cinco anos. A revelação foi feita de forma conjunta pela primeira-ministra finlandesa e pelo seu antigo companheiro, ambos de 37 anos, através das redes sociais.
"Juntos, pedimos o divórcio. Estamos gratos pelos 19 anos vividos em conjunto e pela nossa amada filha. Continuamos a ser melhores amigos, próximos um do outro e pais carinhosos. No futuro, iremos prosseguir a passar tempo juntos enquanto família. Desejamos que a nossa privacidade seja respeitada. Não iremos fazer mais qualquer comentário", afirmou o ex-casal, numa ‘story’ do Instagram, na qual é ainda visível uma fotografia de ambos.
A natural de Helsínquia tornou-se em 2019 na mais jovem primeira-ministra do país e chegou mesmo a ser a mais jovem chefe de Estado a nível global. Em abril, perdeu as últimas eleições para Petteri Orpo, do partido de centro-direita Coligação Nacional, que irá nos próximos meses ser chamado a iniciar os procedimentos com vista à formação de um novo executivo.
Marin ficou ainda notabilizada pela polémica em que se viu envolvida, devido aos vídeos em que apareceu a dançar numa festa com amigos, tendo-se depois defendido, argumentando que o facto de ter uma vida social ativa em nada era incongruente com as suas funções de primeira-ministra. "Sou humana", disse na altura, "às vezes também preciso de alegria, luz e diversão no meio das núvens da escuridão". E garantia que esses momentos de escape com os amigos em nada prejudicava o seu trabalho como primeira-ministra: "Nunca faltei um único dia ao trabalho", afirmou.