Umas atrás das outras! Letizia cai em desgraça por não se benzer diante o altar
A família real de Espanha é conhecida pela sua fé no catolicismo, mas a rainha, ateia convicta, continua a não seguir a tradição da igreja católica, nem mesmo para calar as críticas.
Letizia volta a estar nas bocas do mundo. E, curiosamente, o assunto não é novo. Apesar de todas as críticas do passado, a rainha de Espanha volta a mostrar-se intransigente e muito fiel às suas convicções.
Vamos então ao incidente. Na passada segunda-feira, 6 de julho, os reis Felipe VI e Letizia, acompanhados pelas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, marcaram presença na Catedral da Almudena (onde o casal real casou), em Madrid, onde se realizou uma missa pelas víctimas da Covid-19.
Vestida de luto profundo, a família real de Espanha avançou solenemente pelo corredor central da catedral. Chegados diante do altar, Felipe e as filhas benzeram-se. Menos Letizia.
A rainha apenas inclinou a cabeça em sinal de respeito. Ainda assim, as críticas não se fizeram esperar. Como é que a mulher de Felipe VI, casada no seio de uma família católica, insiste em não cumprir as regras da igreja? Perguntam os seus detratores. Deixou de o fazer desde que é rainha
Esta não foi, no entanto, a primeira vez que a antiga jornalista da TVE não se benzeu. São inúmeras as ocasiões em que não o fez, mesmo que o seu marido o faça sempre. Este assunto é hoje notícia em todos os meios de Comunicação Social espanhóis. Vai do El País, passando pelo site Vanitatis do 'El Confidencial', ao catalão 'El Nacional'.