Bárbara Guimarães: "Ela vive amedrontada e está destruída”
Sem trabalho e sem contratos, a apresentadora da SIC não dorme com pesadelos, não come e vive em pânico com medo que lhe invadam a casa, revelou a melhor amiga em tribunal.
"Conheço a Bárbara desde os 6 anos, fomos colegas de escola e somos amigas. Posso garantir que ela, com todo este processo, perdeu a alegria de viver", disparou esta terça-feira, em sessão de tribunal, no campus da justiça, em Lisboa, a assessora comercial Rute Galante da Silva, amiga e confidente da estrela da SIC. "Tentamos alegrá-la, dizer-lhe que tudo vai passar, mas claramente perdeu a alegria de viver", reforçou a amiga de infância.
Segundo a mulher de 43 anos, que ajudou a apresentadora de televisão no momento mais crítico do divórcio com o ex-ministro socialista da Cultura, Manuel Maria Carrilho, "a Bárbara ficou de rastos quando o ex-marido foi para os jornais e revistas dizer que ela era má mãe, que era violenta com os filhos e uma bêbeda. Ela ficou um caco. Chorou, não queria sair à rua. Tinha medo. A Bárbara vive amedrontada e está destruída", adiantou Rute Galante.
A antiga colega de bancos da escola que nunca a abandonou, assegurou ao tribunal ter a convicção de que "o Manuel faz tudo com o intuito de destruir a Bárbara. Acabar com ela psicologicamente e não a deixar conseguir ter trabalho. Desde que esta guerra começou, a Bárbara deixou de fazer publicidade e quase não aparece na televisão", descreveu, desvendando reações mais íntimas: "a falta de trabalho afetou-a muito psicologicamente".
Rute Galante, a pedido do tribunal, aceitou descrever o estado de espírito da amiga. "Está mais introvertida, não quer falar sobre as coisas. Está muito magra, não tem apetite e está muito desequilibrada. Contou-me ao telefone que não consegue dormir, que tem pesadelos. Sonha muitas vezes que está alguém a invadir-lhe a casa", relatou.
BATEU NA AMIGA E AMEAÇOU-A
Questionada sobre os filhos do casal, Dinis Maria, de 13 anos, e Carlota, de 6, Rute Galante, que ajudou a amiga em 7 entregas dos filhos pelo pai, referiu ter ouvido, em surdina, insultos da boca de Manuel Maria Carrilho. Palavras que os filhos Carlota e Dinis também terão escutado. Em relação ao ex marido da amiga, descreve-o como sendo "um homem violento", "manipulador dos filhos", que "incutiu um medo à Bárbara que esta também passou para mim" e relatou ainda ter sido agredida pelo ex-professor de filosofia: "Deu-me com a mochila do Dinis na cara, chamei-lhe 'besta e cobarde' e ele disse-me: ‘está caladinha porque sei onde é a escola dos teus filhos’".
Quando questionada sobre se acha haver manipulação dos filhos, nomeadamente de Dinis Maria, o mais velho, por parte do pai, Rute Galante confirmou. "Não tenho dúvidas de que o Dinis é completamente manipulado pelo pai", disse, minutos depois de ter relatado um episódio de desobediência do filho a que assistiu em casa de Bárbara, uma situação em que este terá chamado à mãe "p*** e vaca, o pai é que tem razão".