_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Nacional

Drama está de volta! Joana de Sousa Cardoso em nova batalha contra o cancro

Catorze anos depois do primeiro cancro, a arquiteta de 41 anos volta a ter de fazer tratamentos no IPO. Cancro agressivo já obrigou a uma mastectomia.
01 de março de 2023 às 11:05
Joana de Sousa Cardoso Foto: Cofina Media
Joana de Sousa Cardoso Foto: Cofina Media
Joana de Sousa Cardoso Foto: Cofina Media
Joana de Sousa Cardoso Foto: Cofina Media
Joana de Sousa Cardoso Foto: Cofina Media
Joana de Sousa Cardoso Foto: Cofina Media

Joana de Sousa cardoso, de 41 anos, está novamente a lutar contra um cancro da mama, 14 anos depois de ter passado por este drama.

A revelação foi feita pela própria à revista 'Caras', onde explicou que o diagnóstico surgiu, em junho do ano passado, depois de ter sentido um nódulo através de autopalpação, na outra mama.

pub

"Ao longo destes anos aprendi a conhecer o meu corpo e desta vez percebi que tinha algo diferente. Fui ao meu médico no dia seguinte e após uma mamografia e ecografia mamámaria ele confirmou que era um tumor maligno", revelou a arquiteta, acrescentando à mesma publicação: "Foi muito mais difícil receber a notícia agora do que foi em 2008. Já sei ao que vou. Já sei o difícil que é o processo, o difícil que é a espera, para mim e para os meus. Foi preciso chorar muito esta dor para aceitar e seguir em frente. Senti uma impotência gigante."

Apesar de poder contar com o apoio do marido, Amâncio Santos, de 46 anos, e dos dois filhos, Afonso, de 19 anos (fruto do anterior casamento com Mico da Camara Pereira), e Olívia, de 6, Joana admite que este é um "caminho muito solitário". "Fiquei desmoralizada e profundamente triste. Já tinha passado por isto, não tinha de passar outra vez."

Joana encontra-se neste momento a terminar os tratamentos de radioterapia no IPO, depois de já ter feito uma mastectomia para debelar o "crescimento rápido e multifocal" do tumor. Quando a radioterapia terminar só passados três ou quatro meses é que Joana saberá se o cancro teve remissão. "Acredito que vai tudo correr bem", termina com uma mensagem de esperança.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub