Família sem medo. Mulher de Villas-Boas quebra silêncio depois de ataques para amedrontar na corrida à presidência do FC Porto
Joana Villas-Boas revela como a família está a lidar com a pressão e o vandalismo de que o clã tem sido alvo desde que André assumiu que quer a presidência do FC Porto.
Depois de se ter sentado na cadeira de sonho de treinador, no FC Porto, André Villas-Boas quer mais. O treinador sonha agora em ocupar a cadeira que tem sido de Pinto da Costa nas últimas décadas. E a manifestação pública dessa vontade já lhe trouxe vários dissabores e ameaças.
Apesar disso, a família de Villas-Boas está unida, não obstante os momentos duros que já tiveram de viver, nomeadamente a agressão ao segurança e atos de vandalismo à moradia onde vive. A mulher de André Villas-Boas falou de comoe estão a viver este momento: "Não queria falar muito sobre o tema futebol e aquilo que temos visto, mas quero dizer que encaramos tudo isto de uma forma muito natural e com o apoio total ao André", afirmou Joana Villas-Boas à 'Nova Gente' no dia 18 de novembro, três dias antes terror que aconteceu à porta de sua casa.
"Todos os passos e caminhos profissionais" do marido "são acarinhados" por ela e pela família, sublinhou. "Ele sabe que nos tem como retaguarda e sempre prontos a apoiá-lo em tudo o que faz", garantiu Joana, a mãe dos três filhos do treinador.
Joana estava com os filhos na estreia do musical 'O Aladino no Gelo' no MAR Shopping Matosinhos e já sabia que um muro perto de sua residência tinha sido vandalizado com as palavras "traidor" e "ingrato".
A 21 de novembro, contudo, a casa de Villas-Boas sofreu o segundo ato de vandalismo. A polícia chegou a ir ao local na sequência do rebentamento de um petardo mas horas depois, já de madrugada, o segurança do ex-treinador, de 64 anos, foi agredido e teve de ser transportado para o Hospital de Santo António, onde recebeu tratamento.
O ex-treinador emitiu um comunicado em que lamentou os "atos de intimidação, vandalismo e violência" ao mesmo tempo que se mostrou a sair sozinho de casa. A mulher e os filhos ficaram afastados de toda a polémica naquele dia, protegidos dos olhares do público.
Quase 20 anos juntos
Joana e o marido celebraram em junho 19 anos de casamento e muitas aventuras juntos, como as mudanças do ex-treinador ao Reino Unido, China, Rússia e França.
Não se sabe exatamente como os dois se conheceram, tudo indica que será um relacionamento que começou ainda na adolescência, pelo menos pelas declarações de Villas-Boas nas redes sociais. "De rapariga e rapaz para mulher e marido; para mãe e pai e para o futuro. 19 anos juntos com muitas mais revoluções por vir", escreveu em junho.
Villas-Boas também declara com frequência a sua gratidão pelo apoio que recebe. "Querida Joana que possamos receber a tua alegria, boa disposição, amor e incansável dedicação à família por muitos anos. Estar junto a ti é e será sempre um privilégio", lê-se numa publicação.
Joana tem uma vida discreta, prefere estar longe dos holofotes, aparecendo publicamente em eventos de moda, como o Portugal Fashion, que acompanha há anos.
O casal tem três filhos, Benedita, de 14 anos, Carolina, de 13, e Frederico, de 8.