Fernando Alvim revela ter défice de atenção e que toma "ritalina, como os miúdos" para combater doença
Fernando Alvim vive em constante agitação e com falta de foco e a culpa é de uma doença, que só recentemente lhe foi diagnosticada. Tem défice de atenção e está a ser medicado. O locutor diz que a sua vida mudou muito, para melhor.
Fernando Alvim é conhecido por viver em constante agitação, desdobrando-se em multiplos projetos e iniciativas. Mas essa agitação do locutor da Antena 3, onde diariamente apresenta o 'Prova Oral', tem uma causa: é por causa do défice de atenção de que padece e que só recentemente lhe foi diagnosticado.
Alvim conta que a sua vida melhorou muito desde que passou a tomar medicação. "Tenho um foco maior, algo que eu não sabia ser possível. Não sabia que podia ler um livro e acabá-lo", relata numa entrevista ao 'Observador', onde assume que é acompanhado por um psiquiatra e que toma "ritalina, como os miúdos". Medicação que lhe permite ter "melhoras grandes" na sua qualidade de vida, já que passou a ter mais foco e disponibilidade mental para concluir algumas coisas que normalmente deixava a meio, como a leitura de um livro.
"Gostava de ter tido uma consulta quando tinha 5 ou 6. Ah, sofre de défice de atenção, tem de tomar este medicamento. Tenho a certeza que a minha vida tinha ido por um rumo totalmente diferente", diz, em entrevista ao 'Observador'.
"Sempre fui uma criança agitada", recorda, e que sempre acreditou que essa agitação era normal, apesar de perceber que tinha alguma dificuldade em focar-se e que por isso se desdobrava em projetos e iniciativas e que estar parado mais do que 20 a 30 minutos lhe era complicado. "Como criança ou adolescente, tinha de estar sempre a fazer coisas", diz. "É quase impossível eu estar sem fazer absolutamente nada, que é uma ideia que me agrada muito, não fazer absolutamente nada", admite
Apesar de viver em ritmo acelerado, só há pouco mais de um ano é que finalmente foi diagnosticado com esta doença, depois de conhecer o psiquiatra Gustavo Jesus, de quem se tornou amigo depois de fazer a apresentação pública de um livro do médico.
Alvim agora vive medicado e diz que a sua qualidade de vida melhorou. E tenta combater o estigma que possa haver em torno desta doença... que também atinge adultos.