José Eduardo Moniz recusa contratar Manuela Moura Guedes: "É uma questão de ética, não o posso fazer"
Afastada das lides televisivas há mais de 16 anos, a jornalista não regressará à TVI pela mão do marido, diretor-geral da estaçãoManuela Moura Guedes viu-se afastada do jornalismo e da televisão em 2009, após uma polémica com José Sócrates, altura primeiro-ministro.
Desde então, a antiga jornalista tem feito raras aparições, quase sempre como convidada em todos os canais, mas nunca mais exerceu o papel de jornalista em televisão, algo que a mergulhou durante alguns anos numa profunda depressão, que a levou mesmo à toma de antidepressivos.
Com José Eduardo Moniz à frente dos destinos da TVI, como diretor-geral, muitos acharam que era agora que a a polémica jornalista, de 69 anos, poderia regressar à antena. Contudo, em entrevista a Manuel Luís Goucha, José Eduardo Moniz, quando questionado sobre o eventual regresso de Manuela Moura Guedes, garantiu que tal não vai ser possível. "Obviamente que a Manuela é um grande valor do jornalismo e da televisão, mas não me vá perguntar porque é que eu não trouxe para cá. É uma questão de ética, não o posso fazer. Não vou trazer pessoas da minha família para esta televisão, se alguém o quiser fazer, não serei eu”, avisou.
José Eduardo Moniz disse ainda que a mulher, no meio de tantos sustos de saúde, não está a viver "mas a sobreviver", face "aos ditames da vida", garantindo que esta vai enfrentando os dramas de frente. "Ela é uma mulher de muito valor, de muita energia e que tem revelado uma capacidade de resistência notável, à luz de tudo aquilo que lhe aconteceu”, elogiou.