'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

27 segundos

Em suma, os Globos de Ouro da SIC deste ano tinham tudo para ser um grande show. Porém, tiveram também um erro técnico infantil. A certo ponto, o espetáculo parou e durante 27 longos segundos todo o País pôde ver cabos e um técnico a falar ao telemóvel. A partir daí toda a equipa se enervou. É inglório uma estação passar meses a preparar tudo, para tudo se desvanecer em 27 segundos. Serão estes 27 segundos que ficarão na memoria.
07 de outubro de 2021 às 10:57
Clara de Sousa nos Globos de Ouro
Clara de Sousa nos Globos de Ouro Foto: Rui Valido

Este ano os Globos de Ouro tiveram tudo. Em primeiro lugar, tiveram público na plateia, uma sala cheia, e no fim da pandemia já sabemos como as coisas que nos parecem evidentes afinal são muito valiosas. Portanto, público. Tiveram Clara de Sousa, muito bem no seu papel de anfitriã. Os Globos tiveram o melhor cenário de todas as emissões do género, com um misto de luz e ecrãs gigantes que deram dimensão superlativa ao espetáculo. Tiveram um guião eficaz, em que o humor refinado ia a par com o andamento do alinhamento, em vez de ser um enxerto artificial no meio da emissão. O espetáculo de domingo fez uma homenagem muito bonita a Maria João Abreu, e acabou por homenagear também Sara Carreira por força dos discursos. A realização teve um ritmo competente. Houve tudo, até um número com as vacinas misturadas com a nostalgia do Big Show SIC. Em suma, os Globos de Ouro da SIC deste ano tinham tudo para ser um grande show. Porém, tiveram também um erro técnico infantil. A certo ponto, o espetáculo parou e durante 27 longos segundos todo o País pôde ver cabos e um técnico a falar ao telemóvel. A partir daí toda a equipa se enervou. É inglório uma estação passar meses a preparar tudo, para tudo se desvanecer em 27 segundos. Serão estes 27 segundos que ficarão na memoria.

 

INFORMAÇÃO - FIM DA TVI24

tvi24
tvi24 Foto: TVI

Não é todos os dias que chega ao fim a vida de um projeto jornalístico. Felizmente é uma notícia rara, razão pela qual tem de ser assinalada nesta coluna, que pretende ser uma espécie de cartografia das grandes rotas da televisão. A anunciada morte da TVI24 é má para a indústria, para os seus profissionais, e é sobretudo uma péssima notícia para os espectadores. Mal ou bem, a TVI24 foi um canal que marcou a personalidade jornalística da TVI. Com a morte da TVI24, a concorrência no cabo fica mais pobre, os espectadores ficam mais mal servidos, e a TVI perde um enorme ativo. 

 

PROGRAMAÇÃO - FORÇA DISCRETA

Hugo Andrade
Hugo Andrade

É o diretor-geral da TVI desde que Nuno Santos foi recolocado noutro posto da empresa. Hugo Andrade tem um perfil discreto, mas uma carreira que fala por si, e da qual consta a direção de programas da RTP, entre outros cargos de relevo, inclusive na anterior passagem pela TVI, nos anos 90. Com Hugo Andrade, a TVI logrou agora atingir um equilíbrio entre os diversos poderes que mandam na estação, e desse equilíbrio vem o crescimento sustentado, só travado porque a aposta em Cláudio & Goucha para domingo à noite, aposta que não é sua, teve o desfecho previsível – destruiu a força do Big Brother.

SOBE - CLARA DE SOUSA

Clara de Sousa nos Globos de Ouro
Clara de Sousa nos Globos de Ouro Foto: Rui Valido

A apresentação dos Globos de Ouro deu-lhe um destaque mediático que extravasa o seu papel de jornalista. Tem conseguido manter o bom senso e a sensatez nas mensagens a que foi obrigada para promover o show de domingo. Mas não deve ter ilusões – com este passo deu um salto na carreira e dificilmente poderá voltar para trás.

SOBE - MARIA DO CÉU GUERRA

Maria do Céu Guerra, Marcelo Rebelo de Sousa
Maria do Céu Guerra, Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Presidência da República

Festa É Festa é uma daquelas apostas que se fazem na vida quando não há nada a perder. Uma novela que surge de um momento de desespero da ficção da TVI – quando arrancou, era o produto do tudo ou nada – e que resultou em pleno. Toda a equipa da novela merece estar a subir – e muito. Foi um sucesso.

SOBE - RICARDINHO

Bliss, Ricardinho
Bliss, Ricardinho

Com o panorama desportivo e mediático monopolizado por Ronaldo, Portugal esquece-se de outra estrela maior. No futsal, Ricardinho é o melhor de sempre. Pôs os portugueses a vibrarem com uma final do Mundial da modalidade. Uma despedida em grande.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável