'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

A 'Herdeira' arrasa 'Paixão'

Ao contratar Gabriela Sobral, a SIC quis clonar o sucesso da ficção da TVI. Só que o original é sempre melhor do que a cópia. A nova produção de Carnaxide é surpreendentemente frágil, e está a ter dificuldades para competir com a concorrência.
29 de setembro de 2017 às 10:03
Rita Pereira, A Herdeira
Rita Pereira, A Herdeira

O primeiro episódio de uma novela é sempre uma boa montra de forças e fraquezas do produto. Mais uma vez, assim foi. Com menos de uma semana de diferença, SIC e TVI lançaram as novas apostas da ficção. O resultado é desastroso para Carnaxide. A nova Paixão é surpreendentemente frágil, e tem de levar urgentemente uma volta. Caso contrário, irá agravar as debilidades demonstradas desde o primeiro minuto.

É incrível como, ao fim de tantos anos de aposta da SIC na ficção nacional, a qualidade técnica das produções da TVI continua tão à frente da concorrência. Paixão revela, desde o início, problemas de captação de som e de imagem, dois itens que se julgava resolvidos na produção de telenovelas em Portugal. No que diz respeito à imagem, por exemplo, algumas cenas resultam baças. Quanto ao som, alguns diálogos têm de ser adivinhados pelos espectadores, o que é muito difícil de aceitar hoje em dia. Além da técnica, notam-se, também, problemas na narrativa.

O aparecimento da personagem de Albano Jerónimo na África do Sul, por exemplo, é inconsistente – ninguém terá visto o episódio de estreia antes de ir para o ar? Só o trabalho dos actores fica ao nível da concorrência. Quanto ao resto, mesmo com todos os cortes orçamentais na TVI, de que tem havido variadas notícias, A Herdeira mostra que está noutro patamar. Os exteriores têm uma qualidade muito superior, a fluidez da montagem potencia ao máximo a narrativa e tira o que de melhor os actores têm para dar aos espectadores.

As audiências não enganam: A Herdeira é muito melhor que Paixão. A novela da SIC tem de ser corrigida rapidamente.              

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável