'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Presente envenenado

'Linha Aberta' é um formato que põe a nu todas as fragilidades actuais de Carnaxide, da falta de meios à crise de ideias. Não vai ser fácil reverter as audiências miseráveis da estação no acesso ao prime time.
22 de setembro de 2017 às 15:08

Hernâni Carvalho conquistou a pulso o lugar que tem na programação da SIC. Quando Júlia Pinheiro trocou a TVI por Carnaxide, no início desta década, recebeu a missão de recuperar a liderança. Hernâni era um dos produtos do passado. Tinha de ser sacrificado. Para azar de Júlia e da estação, o 'day time' da SIC, que já tinha vida difícil, piorou, e o antigo jornalista, investido no papel de "especialista" em crime e segurança, foi recuperado. Ganhou o estatuto de arma principal para o meio-dia, a hora mais exigente dos programas da manhã nos canais generalistas de sinal aberto.

O sucesso relativo da rubrica de Hernâni Carvalho, no meio de todo o insucesso da SIC, fê-lo chegar à titularidade das 7 da tarde, onde a estação tem audiências miseráveis. 'Linha Aberta' é um 'talk show' sobre criminalidade, com reportagens, comentadores em estúdio, e telefonemas de espectadores. Esta última característica prevalece no nome dado ao formato, linha aberta, mas acaba por ser a menos bem conseguida. Além de alguns problemas técnicos, nem sempre os temas proporcionam perguntas pertinentes. Exemplo: a pergunta absurda sobre "quando devem as polícias parar de investigar". A prazo, 'Linha Aberta' deixará de ter telefonemas. O equilíbrio entre vídeo e estúdio tenderá, também, a desfazer-se, com a dificuldade de manter a produção.

Sem o apoio da estação de Carnaxide, e sem outros meios, 'Linha Aberta' corre o risco de se fechar em estúdio. Veremos se Hernâni Carvalho, um sobrevivente, será ou não capaz de dar a volta a este presente envenenado.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável