
O primeiro-ministro decidiu falar ao País às 20 horas no dia em que a polícia capturou alguns dos responsáveis pelo ataque a um autocarro em Lisboa, que deixou o motorista ferido com gravidade. Essa declaração suscitou um número elevado de críticas, por duas razões essenciais. Montenegro não tinha nada para anunciar de substancial, e contribuiu para um certo alarmismo ao marcar o discurso para a hora dos telejornais.
Não sou, por princípio, contrário a este tipo de solenidade. Além disso, Montenegro não merece ser criticado quando não fala, e depois, quando decide finalmente falar, continuar debaixo de fogo. Porém, abusar da figura da comunicação ao País é um risco que o chefe de Governo não deve correr.
O alarmismo criado acabou por contrariar a intenção inicial da iniciativa, que era, precisamente, acentuar que Portugal é um país seguro. Luís Montenegro é chefe de governo há pouco tempo. Está ainda à procura do tom do seu posicionamento público. Fica aqui o conselho para não vulgarizar a figura da comunicação ao País às 20 horas. Esse tipo de iniciativa cria um ambiente de grande expetativa, que não pode, nem deve ser traído.
Informação
Costa em Kiev
A visita de Costa à capital ucraniana no primeiro dia do mandato como presidente do Conselho Europeu foi uma demonstração de força da parte da União Europeia. A ação do antigo primeiro-ministro orgulha Portugal. A visita ocorreu no dia da Restauração da Independência. Uma coincidência feliz.
Programação
Sanduíche
A presença diária de Cristina Ferreira no horário nobre ensanduicha o jornal principal da TVI entre dois programas fortes sobre o reality show. Essa sanduíche foi uma das grandes invenções do ano por José Eduardo Moniz. Dessa forma conseguiu anular toda
e qualquer fragilidade do desempenho da informação da casa e elevar o canal a patamares muito acima do habitual.
A vantagem sobre a SIC está a alargar de forma acelerada.
Audiências
A Subir Rúben Amorim
Rúben Amorim
A forma clara como se tem expressado em inglês mostra que não descurou a formação na língua do país que o acolheu. Tem tudo para reinar no futebol europeu durante anos. A Subir Bernardo Ferrão
A Subir
Bernardo Ferrão
Chega com mérito ao topo da informação da SIC. Quem o conhece desde jovem repórter, como eu, sabe bem da sua grande valia profissional. Votos de sucesso. Neutro João Pereira
Neutro
Suceder a Amorim seria sempre difícil, ainda mais por não ter experiência ao mais alto nível. Porém, esteve bem após a segunda derrota, ao fugir ao discurso contra os árbitros. Terá de fazer o seu caminho sem medo das críticas.