'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Conselho a Montenegro

Montenegro não tinha nada para anunciar de substancial, e contribuiu para um certo alarmismo ao marcar o discurso para a hora dos telejornais.
05 de dezembro de 2024 às 15:53
Luís Montenegro
Luís Montenegro Foto: PSD

O primeiro-ministro decidiu falar ao País às 20 horas no dia em que a polícia capturou alguns dos responsáveis pelo ataque a um autocarro em Lisboa, que deixou o motorista ferido com gravidade. Essa declaração suscitou um número elevado de críticas, por duas razões essenciais. Montenegro não tinha nada para anunciar de substancial, e contribuiu para um certo alarmismo ao marcar o discurso para a hora dos telejornais.

Não sou, por princípio, contrário a este tipo de solenidade. Além disso, Montenegro não merece ser criticado quando não fala, e depois, quando decide finalmente falar, continuar debaixo de fogo. Porém, abusar da figura da comunicação ao País é um risco que o chefe de Governo não deve correr.

O alarmismo criado acabou por contrariar a intenção inicial da iniciativa, que era, precisamente, acentuar que Portugal é um país seguro. Luís Montenegro é chefe de governo há pouco tempo. Está ainda à procura do tom do seu posicionamento público. Fica aqui o conselho para não vulgarizar a figura da comunicação ao País às 20 horas. Esse tipo de iniciativa cria um ambiente de grande expetativa, que não pode, nem deve ser traído. 

Informação

Costa em Kiev

A visita de Costa à capital ucraniana no primeiro dia do mandato como presidente do Conselho Europeu foi uma demonstração de força da parte da União Europeia. A ação do antigo primeiro-ministro orgulha Portugal. A visita ocorreu no dia da Restauração da Independência. Uma coincidência feliz.

Programação

Sanduíche

A presença diária de Cristina Ferreira no horário nobre ensanduicha o jornal principal da TVI entre dois programas fortes sobre o reality show. Essa sanduíche foi uma das grandes invenções do ano por José Eduardo Moniz. Dessa forma conseguiu anular toda

e qualquer fragilidade do desempenho da informação da casa e elevar o canal a patamares muito acima do habitual.

A vantagem sobre a SIC está a alargar de forma acelerada.

Audiências

A Subir

Rúben Amorim

Rúben Amorim

A forma clara como se tem expressado em inglês mostra que não descurou a formação na língua do país que o acolheu. Tem tudo para reinar no futebol europeu durante anos.

A Subir

Bernardo Ferrão

A Subir

Bernardo Ferrão

Chega com mérito ao topo da informação da SIC. Quem o conhece desde jovem repórter, como eu, sabe bem da sua grande valia profissional. Votos de sucesso.

Neutro

João Pereira

Neutro

Suceder a Amorim seria sempre difícil, ainda mais por não ter experiência ao mais alto nível. Porém, esteve bem após a segunda derrota, ao fugir ao discurso contra os árbitros. Terá de fazer o seu caminho sem medo das críticas.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável