'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

'Funtástico'

Em vez do facilitismo, a TVI optou pela coragem de mudar o jogo, alterar tudo radicalmente. E a ousadia rendeu votos.
22 de novembro de 2024 às 14:39
Manuel Luís Goucha
Manuel Luís Goucha

Aousadia de trocar os festivais pelo país fora de domingo à tarde por um novo formato de Manuel Luís Goucha é um excelente resumo dos motivos que mantêm a TVI à frente da SIC. Teria sido muito mais fácil aos decisores da TVI tentarem melhorar o ‘Somos Portugal’. Mexer aqui e ali, alterar apresentadores, acrescentar ritmo, som e músicas. O ‘Somos Portugal’ era uma indústria de programas que faziam a rota das cidades de Portugal, que liderou durante anos até a SIC introduzir o ‘Domingão’. Teria sido mais fácil, mas não teria o mesmo resultado.

Em vez do facilitismo, a TVI optou pela coragem de mudar o jogo, alterar tudo radicalmente. E a ousadia rendeu votos. Goucha liderou toda a tarde, acima de 670 mil espectadores em média, contra perto de 500 mil do ‘Domingão’ da SIC. Domingo à tarde, foi tudo novo. Em vez de exteriores, o ‘Funtástico’ fecha-se num estúdio e trabalha os cenários para transmitir uma dimensão espetacular. Em vez dos apresentadores jovens e saltitões, aposta em Goucha, o melhor e mais experiente apresentador da estação, com provas dadas e que os portugueses seguem. Em vez da sucessão de músicas pimba e de pequenos souvenirs locais, o programa abre-se a um misto de géneros, como o concurso de talentos.

O ‘Funtástico’ é prova que a coragem da inovação está do lado da equipa de programação da TVI. Fazer novo é o que tem faltado aos canais generalistas. Porque o que é novo atrai os espectadores. Fantástico.

Informação

Pedro Guerra

No dia em que o Benfica perdeu o campeonato com o golo de Kelvin, só Pedro Guerra conseguiu manter a voz na BTV. Um antigo jornalista transformava-se, assim, em comentador de bola. Marcou uma época, feita de discussões acesas, alguma gritaria e polémicas sem fim. Pedro Guerra foi o maior representante dessa geração de "paineleiros" de futebol. Desaparece cedo demais, traído pela doença, quando procurava um novo registo na CMTV. Fica a homenagem, e os sentidos pêsames à família.

Programação

A força da seleção

O jogo contra a Polónia ficou marcado por mais uma estátua de Ronaldo ao futebol espetáculo. O golo marcado por CR7 ficará na memória de quem assistiu, no estádio, ou na televisão. A força televisiva da seleção, juntando sempre perto de 2 milhões de portugueses mesmo nos jogos menos interessantes, é um caso de estudo. Será que vai resistir quando acabar a carreira de Cristiano Ronaldo?

Audiências

A Subir

Manuel Luís Goucha

Está transformado no rei Midas da televisão. Transforma em ouro tudo aquilo em que pega. A forma descontraída como limpou o ‘Domingão’ da SIC é mais uma prova disso mesmo.

A Subir

Germano Almeida

Tem uma rara capacidade de comunicação, a que junta conhecimento profundo de todas as matérias de internacional. Tem tudo para construir uma aura de estrela e marcar a próxima geração de comentadores televisivos.

A Descer

João Baião

Vai como rosto da equipa de apresentadores do ‘Domingão’, que sofreu uma copiosa derrota no domingo. Terão que reinventar o programa para conseguirem regressar à liderança. Tempos difíceis para a SIC.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável