'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Histórias da Carochinha

Os agricultores da SIC derrotaram as mães da TVI. Ambos procuram mulheres, no caso da SIC para os próprios, no caso da TVI para os filhos. O amor passou a ser o centro da televisão generalista “à portuguesa”.
15 de março de 2019 às 07:00
Quem quer Namorar com o agricultor, sic, andreia rodrigues, machista
Quem quer Namorar com o agricultor, sic, andreia rodrigues, machista

É curioso verificar que os dois novos programas de domingo à noite chegam à SIC e à TVI precisamente na altura em que o País se confronta com o flagelo da violência doméstica. Foram rápidas as críticas à utilização da "mulher" como objeto de cobiça e apropriação nestes programas televisivos.

Essas críticas chegaram dos mais variados quadrantes, da sociedade civil a associações cívicas e de apoio às vítimas. Na verdade, 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', na SIC, e 'Quem Quer Casar com o Meu Filho?', na TVI, são ambos baseados na ideia do amor, e descendem diretamente do sucesso que foi o 'Casados à Primeira Vista'.

O formato da SIC arrasou a concorrência na estreia, e tem tudo para prolongar a depressão que afeta a TVI. O programa dos agricultores leva à TV paisagens rurais e agrícolas que estão arredadas, mostram conceitos de relacionamento com os animais estranhos ao público urbano, e tem concorrentes que falam com pronúncias regionais tradicionalmente silenciadas dos circuitos mediáticos, dominados por Lisboa e Porto.

Neste sentido, os "agricultores" têm muito mais conteúdo do que o formato das "mães", da TVI, que mais não faz do que caricaturar a crescente dificuldade dos filhos em se emanciparem dos pais, chaga da sociedade ocidental. A diferença, favorável à SIC em mais de 300 mil espectadores, é fruto, também, do melhor desempenho de Andreia Rodrigues como apresentadora. Leonor Poeiras, na TVI, está fora de tom. A diferença deve crescer. 

RITA PEREIRA

Começa a haver sinais de que será doloroso o fim de ciclo de liderança para a TVI. A entrevista de Rita Pereira a Cristina Ferreira, mesmo que no âmbito extra canais de televisão, seguida da divulgação de vídeos inéditos da estrela da TVI, no programa da amiga, na concorrência, mostra que a desagregação de Queluz de Baixo é mais rápida do que parece à primeira vista.

MARCELO DERROTADO

Mesmo com Marcelo em direto, o jornal da TVI fez menos audiência que o da SIC, na passada segunda-feira (11). Como é um evento raro, trata-se de uma derrota relevante, ainda para mais porque um dos temas em análise com o próprio foi a queda de popularidade que se nota nesta fase do mandato do Presidente do povo.

SOMOS PORTUGAL

Mais do que um programa, estamos perante um modelo de negócio. Com apoios locais, a TVI monta a tenda um pouco por todo o País. Depois, entra em ação o fator "chamadas de valor acrescentado". Mas atenção – dizer isto não significa nenhuma espécie de crítica. Pelo contrário. Os resultados das maratonas televisivas da TVI domingo à tarde são extraordinários, e sustentam a estação. No último domingo, por exemplo, a TVI ganhou o dia por causa do 'Somos Portugal'. É um bom trabalho, sem dúvida. Cumpre o seu papel.

FUTEBOL ENTRA NA GUERRA

A SIC terá pagado pela Liga Europa muito menos do que a TVI pagou pela Champions. A hierarquia das competições a isso obriga. Mas, com a queda do Benfica para a segunda competição, saiu, mais uma vez, a sorte grande à SIC. Se o Benfica tiver sido apurado, ontem, para os quartos de final da Liga Europa, o futebol não será fator de desequilíbrio entre SIC e TVI. Caso contrário, o FC Porto dará uma grande ajuda a Queluz.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável