'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Improvisa-se na SIC

César Mourão surpreende no domingo à noite. Caso consiga impor o novo formato, Carnaxide faz o “dois em um”: conquista um horário-chave, e com um produto feito em casa, muito mais barato do que qualquer modelo internacional.
24 de novembro de 2017 às 15:51

O programa de César Mourão nasceu com um enorme apoio de toda a empresa. Notou-se que a estação se uniu para acarinhar este lançamento. Houve marketing nas revistas do grupo, houve boas, e longas, promoções, houve publicidade, houve, finalmente, o envolvimento de actores e jornalistas do canal, área cuja adesão às apostas do entretenimento continua a ser difícil, em Carnaxide.

O esforço justifica-se: a SIC tem uma ideia original para apresentar e defender, e que sai, seguramente, mais barata do que a adaptação de qualquer formato internacional. Caso consiga impor 'D’Improviso', Carnaxide faz jackpot: triunfa num horário fulcral, e com um produto caseiro.

Ora, e qual é essa ideia original? Improvisar. Entreter através do improviso. Em cada quadro, a chave é completar textos, músicas e actuações com recurso, e em reacção ao imprevisto. O resultado final depende da qualidade e da rapidez da reacção, quer do apresentador, quer dos convidados.

Problema: este mecanismo cria um programa muito heterogéneo, em que se passa do brilhantismo (com Bento Rodrigues, por exemplo) ao aborrecimento (grande parte do resto do programa) numa fracção de segundo. O que poderia ser uma boa ideia para quadros de apoio a uma emissão estruturada transforma-se na espinha dorsal do próprio formato, e isso tem o tremendo risco do desgaste rápido.

Talvez não haja, na actual SIC, quem analise estas coisas por cima, e possa dar consistência às ideias que aparecem, desgarradas, na estação. Neste caso, seria uma pena. O arranque merece atenção.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável