'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Novo fôlego

E o que é digno de registo é que, apesar de estar financeiramente de rastos, a SIC conseguiu aproximar-se de forma extraordinária da TVI, e prepara-se para reduzir para metade, ou menos de metade, a distância em relação ao líder.
28 de janeiro de 2025 às 11:10
Daniel Oliveira
Daniel Oliveira

Quando a SIC se preparava para ultrapassar a TVI e voltar à liderança do consumo televisivo, janeiro de 2019 foi o último mês em que o canal 4 ficou à frente. Só em fevereiro a ordem dos canais mudou, mas janeiro já tinha deixado indicações sobre o futuro imediato. Em 2024, o primeiro mês do ano voltou a marcar o fim de um ciclo. Foi a última vitória da SIC antes de a TVI voltar à liderança do mercado, liderança essa que só foi interrompida circunstancialmente no verão passado.

Por todas estas circunstâncias históricas, os resultados de audiências do mês de janeiro são muito relevantes. E o que é digno de registo é que, apesar de estar financeiramente de rastos, a SIC conseguiu aproximar-se de forma extraordinária da TVI, e prepara-se para reduzir para metade, ou menos de metade, a distância em relação ao líder. Vejamos: em dezembro, a TVI fechou com 1,6 pontos percentuais de avanço.

A caminho do último terço do mês de janeiro, a diferença está em 6 décimas de ponto percentual. Esta aproximação entre os canais privados tem um motivo, já aqui explanado: na hora H, a principal novela da TVI fraquejou. A evolução dos noticiários e do reality-show será a prova dos 9 para a TVI conseguir manter-se como canal mais visto. Neste momento, não é certo que consiga superiorizar-se a uma das versões mais depauperadas da História da SIC. Isso não é bom sinal.

Audiências

A Subir

Alexandra Leitão

Da política para a televisão, e de volta à política, agora rumo a um cargo maior. Assertiva, domina a comunicação como poucos. A corrida a Lisboa, com Moedas, vai ser exaltante.

A Subir

Fernando Mendes

Mais um ano, mais uma temporada em que o Preço Certo continua a liderar quase todos os dias. Ele é o "Senhor Serviço Público."

A Subir

José Rodrigues dos Santos

Entre os noticiários das 20 horas, o Telejornal volta a dar cartas. Entre subidas e descidas das privadas, o noticiário do canal 1 está a subir consistentemente, qual porto de abrigo para os espectadores.

Programação

Ângelo Rodrigues

A multiplicação de casos da sua vida privada e de alarmes relativos à sua saúde não deve afastar da nossa atenção o fator fundamental do seu perfil: é um ator com enorme talento e com grande potencial de futuro, com uma imagem talhada para ser uma estrela maior da era das novelas. Assim saiba dar bom seguimento à sua carreira.

Informação

Demissão

Uma investigação da SIC, sexta feira passada, assinada pela jornalista Cláudia Machado, mostrou que o diretor do SNS acumulou indevidamente cargos e rendimentos quando era líder do INEM a norte. Em poucos minutos, demitiu-se e a ministra aceitou a sua queda. Jornalismo em estado puro. A SIC de parabéns.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável