
Quando a SIC se preparava para ultrapassar a TVI e voltar à liderança do consumo televisivo, janeiro de 2019 foi o último mês em que o canal 4 ficou à frente. Só em fevereiro a ordem dos canais mudou, mas janeiro já tinha deixado indicações sobre o futuro imediato. Em 2024, o primeiro mês do ano voltou a marcar o fim de um ciclo. Foi a última vitória da SIC antes de a TVI voltar à liderança do mercado, liderança essa que só foi interrompida circunstancialmente no verão passado.
Por todas estas circunstâncias históricas, os resultados de audiências do mês de janeiro são muito relevantes. E o que é digno de registo é que, apesar de estar financeiramente de rastos, a SIC conseguiu aproximar-se de forma extraordinária da TVI, e prepara-se para reduzir para metade, ou menos de metade, a distância em relação ao líder. Vejamos: em dezembro, a TVI fechou com 1,6 pontos percentuais de avanço.
A caminho do último terço do mês de janeiro, a diferença está em 6 décimas de ponto percentual. Esta aproximação entre os canais privados tem um motivo, já aqui explanado: na hora H, a principal novela da TVI fraquejou. A evolução dos noticiários e do reality-show será a prova dos 9 para a TVI conseguir manter-se como canal mais visto. Neste momento, não é certo que consiga superiorizar-se a uma das versões mais depauperadas da História da SIC. Isso não é bom sinal.
Audiências
A Subir
Alexandra Leitão
Da política para a televisão, e de volta à política, agora rumo a um cargo maior. Assertiva, domina a comunicação como poucos. A corrida a Lisboa, com Moedas, vai ser exaltante.
A Subir
Fernando Mendes
Mais um ano, mais uma temporada em que o Preço Certo continua a liderar quase todos os dias. Ele é o "Senhor Serviço Público."
A Subir
José Rodrigues dos Santos
Entre os noticiários das 20 horas, o Telejornal volta a dar cartas. Entre subidas e descidas das privadas, o noticiário do canal 1 está a subir consistentemente, qual porto de abrigo para os espectadores.
Programação
Ângelo Rodrigues
A multiplicação de casos da sua vida privada e de alarmes relativos à sua saúde não deve afastar da nossa atenção o fator fundamental do seu perfil: é um ator com enorme talento e com grande potencial de futuro, com uma imagem talhada para ser uma estrela maior da era das novelas. Assim saiba dar bom seguimento à sua carreira.
Informação
Demissão
Uma investigação da SIC, sexta feira passada, assinada pela jornalista Cláudia Machado, mostrou que o diretor do SNS acumulou indevidamente cargos e rendimentos quando era líder do INEM a norte. Em poucos minutos, demitiu-se e a ministra aceitou a sua queda. Jornalismo em estado puro. A SIC de parabéns.