
Talvez esteja encontrado, logo no início de janeiro, o programa mais visto do ano na televisão portuguesa. O dérbi da final da Taça da Liga registou uma audiência média de 2 milhões e 541 mil espectadores. Benfica e Sporting protagonizaram um espetáculo eletrizante, que agarrou em permanência um quarto da população portuguesa durante mais de duas horas, se incluirmos intervalo e penaltis.
Foi um triunfo arrebatador para a SIC, que garantiu os direitos televisivos da competição, cujas transmissões foram de novo repartidas com a Sport TV. O canal de Daniel Oliveira ganhou o dia, com mais de 20% de share, mais de 8 pontos percentuais à frente da concorrência. O jogo foi bem realizado, os realizadores portugueses já quase não abusam das repetições desnecessárias. Isso aumenta a emoção do direto, e talvez tenha contribuído para a dimensão da audiência obtida. Um auditório desta dimensão prova que o povo gosta da Taça da Liga.
Oxalá os clubes não acabem com ela, com um qualquer pretexto de sobrecarga de calendários. Se isso acontecer, este grande jogo de sábado terá sido a última final da história da competição. Ficará na memória.
Audiências
A Subir
Nuno Santos
Os jornais da TVI generalista entram no ano a ganhar. Será um evento histórico se a TVI derrubar a liderança do ‘Jornal da Noite’ da SIC. Está ao seu alcance.
Neutro
Gouveia e Melo
Conseguiu o incrível feito de marcar a agenda televisiva com uma entrevista dada a um podcast. Sinal da curiosidade sobre o que pensa e diz o pré-candidato a Belém.
A Descer
Rodrigo Guedes de Carvalho
É o rosto das dificuldades do ‘Jornal da Noite’ neste arranque do ano. Principal ponto de mudança: os alinhamentos ficaram subitamente incaracterísticos para a SIC.
Informação
Martim Moniz
Duas manifestações de sinal contrário encheram a zona do Martim Moniz. Os que criticavam a atuação da polícia na rusga levada a cabo em dezembro conseguiram juntar mais pessoas. O encontro da extrema-direita perdeu o duelo, como mostra a imagem em anexo. A cobertura informativa deu o destaque merecido na generalidade dos canais de informação (a SIC Notícias optou pelo pré-jogo do dérbi).
Programação
Máscara estafada
A SIC tem insistido neste formato no domingo à noite, sempre com João Manzarra. A produção é muito competente, nos disfarces, no estúdio, no ritmo da realização. Porém, anda arredado do sucesso. Falta novidade a um programa divertido e criativo. Haverá forma
de refrescar o modelo?