'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Frágil ficção

É um duelo que vai ganhar tanto maior relevância quanto a SIC consiga salvaguardar a liderança na informação (alguns sinais da semana passada indicam fragilidades inesperadas), ao mesmo tempo que o ‘Desafio Final’ mostra algumas fragilidades.
09 de janeiro de 2025 às 15:26
fazenda, TVI
fazenda, TVI Foto: TV Guia

Eis que a TVI encontra um pequeno entrave no caminho, quando parecia pronta para alargar a liderança do mercado generalista. Anunciada como uma super-produção, e possivelmente uma das mais caras de sempre, a novela ‘A Fazenda’ mostra fragilidades na concorrência direta com as narrativas da SIC no horário nobre. Perde muitas vezes contra ‘A Promessa’, e, mesmo quando ganha, a vitória é fruto de uma criteriosa gestão de intervalos. Também o ‘Festa é Festa’, com fim anunciado há meses, denota cada vez maiores fragilidades contra ‘A Senhora do Mar’, a concorrente da SIC no horário.

A SIC ainda tem uma terceira linha de ficção no horário nobre, a reposição de ‘Nazaré’, mas essa já se confronta com o reality show. É um duelo que vai ganhar tanto maior relevância quanto a SIC consiga salvaguardar a liderança na informação (alguns sinais da semana passada indicam fragilidades inesperadas), ao mesmo tempo que o ‘Desafio Final’ mostra algumas fragilidades.

Se perder na ficção, como está a perder, na informação, como tem perdido, e no reality show, como parece que há risco neste momento, talvez a TVI deixe reabrir a porta da liderança numa altura em que tem impressionado a aparente pujança financeira da empresa, como demonstra o inédito prémio de meio milhão a um espectador (em cartão, mas é dinheiro).

Ao contrário da quadra natalícia, a Passagem de Ano foi toda da TVI, que não deu hipóteses nem aos filmes nem ao entretenimento da SIC. Fazer o Réveillon com o desenlace de um reality show é receita com mais de 20 anos que continua imbatível.

Na semana de 30 de dezembro a 4 de janeiro, de segunda-feira a sábado, o jornal da TVI ganhou ao ‘Jornal da Noite’ da SIC cinco vezes e só perdeu uma, e já foi no ano passado (30 de dezembro). São sinais relevantes sobre a informação de horário nobre. 2025 trará nova liderança nos noticiários das 20? Subitamente, eis que nasce um foco de interesse na guerra de audiências entre SIC e TVI, que é bastante surpreendente. Fiquemos atentos a este duelo às 20 horas.

Marcelo Rebelo de Sousa

Sobre a crise de alguns media, indicou a necessidade de "a culpa não morrer solteira".

A Subir

Daniel Oliveira

Grande triunfo, ao garantir os principais jogos da Taça da Liga, esta semana, incluindo a final.

A Subir

José Eduardo Moniz

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável