
Eis que a TVI encontra um pequeno entrave no caminho, quando parecia pronta para alargar a liderança do mercado generalista. Anunciada como uma super-produção, e possivelmente uma das mais caras de sempre, a novela ‘A Fazenda’ mostra fragilidades na concorrência direta com as narrativas da SIC no horário nobre. Perde muitas vezes contra ‘A Promessa’, e, mesmo quando ganha, a vitória é fruto de uma criteriosa gestão de intervalos. Também o ‘Festa é Festa’, com fim anunciado há meses, denota cada vez maiores fragilidades contra ‘A Senhora do Mar’, a concorrente da SIC no horário.
A SIC ainda tem uma terceira linha de ficção no horário nobre, a reposição de ‘Nazaré’, mas essa já se confronta com o reality show. É um duelo que vai ganhar tanto maior relevância quanto a SIC consiga salvaguardar a liderança na informação (alguns sinais da semana passada indicam fragilidades inesperadas), ao mesmo tempo que o ‘Desafio Final’ mostra algumas fragilidades.
Se perder na ficção, como está a perder, na informação, como tem perdido, e no reality show, como parece que há risco neste momento, talvez a TVI deixe reabrir a porta da liderança numa altura em que tem impressionado a aparente pujança financeira da empresa, como demonstra o inédito prémio de meio milhão a um espectador (em cartão, mas é dinheiro).
Ao contrário da quadra natalícia, a Passagem de Ano foi toda da TVI, que não deu hipóteses nem aos filmes nem ao entretenimento da SIC. Fazer o Réveillon com o desenlace de um reality show é receita com mais de 20 anos que continua imbatível.
Na semana de 30 de dezembro a 4 de janeiro, de segunda-feira a sábado, o jornal da TVI ganhou ao ‘Jornal da Noite’ da SIC cinco vezes e só perdeu uma, e já foi no ano passado (30 de dezembro). São sinais relevantes sobre a informação de horário nobre. 2025 trará nova liderança nos noticiários das 20? Subitamente, eis que nasce um foco de interesse na guerra de audiências entre SIC e TVI, que é bastante surpreendente. Fiquemos atentos a este duelo às 20 horas.
Marcelo Rebelo de Sousa
Sobre a crise de alguns media, indicou a necessidade de "a culpa não morrer solteira".
A Subir
Daniel Oliveira
Grande triunfo, ao garantir os principais jogos da Taça da Liga, esta semana, incluindo a final.
A Subir
José Eduardo Moniz