'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Judite

Esta é a alma profissional da Judite, que o País admira e de quem espera ainda o muito que tem para dar.
12 de dezembro de 2024 às 10:37
judite sousa, depressão, angústia, revista flash
judite sousa, depressão, angústia, revista flash Foto: Direitos reservados

Conheci Judite Sousa no início da minha carreira, na década de 90 do século passado. Eu era um estagiário, e ela já apresentava o Telejornal. Tinha essa responsabilidade numa fase crucial da RTP, quando a empresa começava a ter concorrência das privadas. A primeira qualidade que retive foi o seu empenho permanente em ensinar os jovens, corrigir os erros e desafiar todos a serem melhores. Depois, os nossos caminhos profissionais afastaram-nos.

A Judite chegou à TVI já depois de eu ter de lá saído. Foi na TVI que confirmou o seu estatuto de entrevistadora mais temida pelos poderosos. Ainda hoje gere os timings de uma conversa com mestria. Replica de forma acutilante, sem perder a afabilidade. Torna objetivo qualquer dado que o entrevistado quer transportar para o campo da subjetividade. Sobretudo, muda de assunto sempre no momento certo. O exato instante em que a insistência criaria irrelevância. Recordo ainda o orgulho que senti quando ela aceitou juntar-se a um projeto jornalístico que lidero.

Sempre leal – tudo o que é falado e combinado, ela executa com um afinco e um escrúpulo assinalável. Vem tudo isto a propósito de uma entrevista que deu ao ‘Correio da Manhã Rádio’ – um documento único, muito bem executado pelo Duarte Siopa, que já fazia falta.

Esqueçamos tudo o mais – esta é a alma profissional da Judite, que o País admira e de quem espera ainda o muito que tem para dar.

Programação

Duelo na ficção 

Inesperadas dificuldades da nova novela da TVI, ‘A Fazenda’, anunciada como uma super-produção, mas que está a mostrar enormes dificuldades para se impor frente à ‘Promessa’, da SIC. Moniz tem mostrado dificuldades na gestão da ficção, e pode ter dado um inesperado alento à concorrência.

Informação

Mário Soares

A cobertura do centenário de Mário Soares foi competente em todos os canais, e extravasou mesmo para o entretenimento, como foi exemplo o programa de Araújo Pereira. Mas a reemissão de conversas históricas do fundador do PS com Clara Ferreira Alves, todas as noites da semana, na RTP-3, merece todos os elogios, porque deu a ver autênticos documentos históricos. Merece elogio.

Audiências

A Subir

Artur Jorge

Campeão brasileiro e vencedor da Libertadores, continua a série gloriosa de treinadores portugueses no Brasil.

A Subir

Tony Carreira

A gala da Associação Sara Carreira, na TVI, foi um raro momento de emoção e intensidade.

A Descer

João Pereira

É o menos culpado pelo que está a acontecer no clube. Mas, já que tem esta responsabilidade, é urgente treinar e melhorar o discurso.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável