'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O fogo na RTP, SIC e TVI

A RTP1 foi a estação que reagiu melhor, no trabalho de campo e na agilidade de grelha. A TVI ganhou no sensacionalismo. Já a SIC passou ao lado da tragédia, e perdeu em toda a linha
23 de junho de 2017 às 11:09

Uma tragédia como a de Pedrógão cria enormes dificuldades às televisões tradicionais. Desde logo, porque as estações estão formatadas à imagem do aparelho do Estado, ou seja, concentram todos os meios em Lisboa, e descuram o interior. A falta de uma malha de correspondentes, urdida com um mínimo de inteligência, atrasa qualquer reacção longe das autoestradas.

Para a análise da cobertura da tragédia, foquemo-nos nos noticiários de horário nobre das televisões generalistas, RTP1, SIC e TVI, no dia a seguir à maior parte das mortes. A RTP foi a que reagiu melhor. Adaptou a grelha e passou um jogo de futebol para a RTP2, utilizando, por uma vez, a rede de canais de que dispõe para abrir um especial às 19:00 no canal 1.

A RTP teve mais directos que o habitual, mais reportagens de proximidade que a concorrência, e mobilizou repórteres de maior peso. Consequência: a embalagem dada à RTP1 pelo jogo da Selecção foi potenciada ao máximo, e deu uma vitória no share do dia, acima da própria TVI. Que também apostou forte nesta notícia. E bateu a concorrência, por larga margem, mas no sensacionalismo, algo que os espectadores não perdoam em momentos de enorme dor colectiva.

Foi a falta de mobilização interna dos melhores profissionais que distinguiu a cobertura da SIC. Nem na apresentação, nem na reportagem a SIC teve armas de qualidade. Salvou-se, apenas, Marques Mendes, que lançou questões pertinentes e, dessa forma, fez o trabalho que caberia à edição e aos jornalistas. Erros assim pagam-se caros. Construíram uma derrota demolidora, que alastrou também ao cabo

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável