
Na política, o "homem da mala" é um nome pejorativo usado normalmente para apelidar quem trata das contas de um partido ou de um ministro, para dar a ideia de que nem tudo é feito dentro da legalidade. Pois bem, essa designação vai adquirir um significado totalmente novo depois de um deputado da nação ser suspeito de roubar malas nos aeroportos.
Miguel Arruda, assim se chama o representante dos portugueses na Assembleia da República, eleito pelo Chega nos Açores, é o verdadeiro "homem da mala", e vai entrar no imaginário coletivo nacional como rosto de um certo Portugal do século XXI. Arruda é o verdadeiro anti-herói, picaresco, capaz de se enlear em mentirola atrás de mentirola para tentar salvar a pele. Ao ser apanhado por imagens de videovigilância, diz que foram geradas por inteligência artificial. Ao saber-se que vendia num site especializado a roupa que estava dentro das malas roubadas, passa as culpas para a mulher, que terá ali "um passatempo".
Quando o partido que o elegeu tenta afastá-lo do parlamento, diz que vai meter baixa psicológica por causa da pressão. Arruda nunca perde, tudo transforma. Depois desta história, muito dificilmente o partido Chega conseguirá voltar a ser o que era.
Programação
RAP e a política
Era inevitável que o "homem da mala" desse um novo ânimo ao programa de Araújo Pereira, mas desta vez conseguiu pegar no tema de forma magistral. Regressou à grande forma.
Jornalismo
Nuno Roby
Fez parte de um grupo de jornalistas da TSF que ajudou a melhorar a informação da RTP na década de 90 do século passado. Conseguiu levar a criatividade ao jornalismo político na televisão. Construiu assim uma carreira sólida, que passou também pela TVI e pela SIC, até decidir abandonar a profissão. A morte de Nuno Roby Amorim deixa-nos a todos de luto. Fica a homenagem.
Audiências
A Subir Pedro Nuno Santos
A entrevista que deu ao Expresso marcou a semana em todas as televisões ao mudar o posicionamento do PS sobre a imigração, recentrando o partido. A Descer Mariana Mortágua
A Descer
Mariana Mortágua
A notícia da Sábado, de que o partido despediu mulheres grávidas e jovens mães, exige que dê a cara pelo pedido de desculpas. Ficar-se por uma carta aos militantes só agrava o problema. A Descer Bruno Lage
A Descer
Bruno Lage
Depois da divulgação de um audio com críticas variadas ao plantel, a conferência de imprensa que deu só piorou a situação. Basicamente, falou para confirmar que o audio era dele. Para quê?