'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Os pesadelos da TV

As séries da RTP, os reality shows da TVI e os formatos da SIC ao domingo são os principais flops do ano, na área do entretenimento e ficção. Segunda parte do balanço de 2017 na televisão portuguesa.
08 de dezembro de 2017 às 07:53
ljubomir stanisic
ljubomir stanisic

A inesperada força da RTP nos grandes formatos de domingo à noite, a falência da estratégia da TVI para os reality shows, a crise da SIC nas 7 da tarde e o furacão--Stanisic foram os principais acontecimentos do ano na área do entretenimento. Com o Pesadelo do chef Ljubomir, a televisão generalista voltou a juntar multidões. Só que, com o mesmo estrondo com que entrou no ar, o programa desapareceu, deixando a TVI desprotegida numa faixa que dominou durante anos. A interrupção humilhante do Biggest Deal marcou o pico dessa crise, que só não foi mais grave por manifesta incapacidade da SIC.

Já a competitividade da RTP neste horário deve-se à adaptação competente de grandes formatos internacionais, como The Voice ou Got Talent.

Bem diferente é a área da ficção. O canal do Estado esbanjou dinheiro em séries curtas, sem qualquer sucesso. Pelo contrário. Atingiram patamares mínimos de credibilidade: Ministério do Tempo foi interrompido com salários em atraso; A Criação é uma vergonha para qualquer canal público internacional.

Apanha se Puderes, o concurso que chegou a ser oferecido à SIC, fez das 7 da tarde a grande conquista da TVI em 2017, à custa do Gordo e do canal 1. O "buraco" da SIC neste horário atingiu patamares ridículos, bem abaixo dos 10%, e terá sequelas duradouras.   Carnaxide fraquejou também na ficção: as novelas de Queluz fecham o ano muito à frente da concorrência, e vão continuar.

Para a semana, faremos o balanço do ano na informação dos canais generalistas. 

As imagens podem mentir

O caso do frame fantasma, cujo apagamento alterou a percepção da realidade, contém uma lição fundamental para a sociedade democrática. Como a própria História demonstra, as imagens são facilmente manipuladas, pelo que, quando implicam a vida colectiva, devem ser alvo de uma enorme atenção crítica. 

Homenagem

O País conhecia-o como o "Zé-Pedro-dos-Xutos", um substantivo composto que simboliza a fusão do nome do músico com o nome da sua criação. Eis a prova de que as duas realidades eram uma só. Numa altura em que as homenagens salientam,  sobretudo, o talento e as qualidades humanas de Zé Pedro, ficam votos de longa vida para o seu principal legado, os Xutos.

O próximo erro da SIC

Juntos à Tarde, de João Baião e Rita Ferro Rodrigues, vai acabar. Altos quadros da SIC relatam-me, em choque, que a novidade foi revelada pelo líder da produtora, num mail interno, numa altura em que departamentos fundamentais da estação não sabiam de nada. O estado a que chegou a empresa!

Quando Andreia Rodrigues foi afastada, alertei, aqui, que mudar os rostos da tarde, e manter tudo igual, de nada serviria. Chamei-lhe "o próximo erro da SIC". A estação reconhece-o, agora, mas, pelos vistos, vai reincidir, com nova mudança de pelo menos um dos apresentadores, e pouco mais. 

A televisão dos militares

Documentário notável, em 3 episódios, de Jacinto Godinho, que mostra a História da RTP entre o 25 de Abril e a normalização constitucional. Deliciosas as imagens de bastidores que registam a reacção em estúdio do capitão revolucionário Duran Clemente, no  25 de Novembro, quando se apercebe que já não está no ar, porque a emissão tinha passado definitivamente para o Porto. A democracia triunfara.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável