'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Resgate em directo

O drama das 12 crianças e do seu treinador, retirados do labirinto de uma gruta pelos esforços dos mergulhadores, foi um evento global que emocionou o mundo através da televisão.
13 de julho de 2018 às 20:49
Resgate, Rapazes, Tailândia, Gruta, Chiang Rai, Tham Luang
Resgate, Rapazes, Tailândia, Gruta, Chiang Rai, Tham Luang

"Como pai, estou emocionado, é como se fossem as nossas crianças lá dentro, na gruta." A emoção descrita por um dos mergulhadores envolvidos na missão de salvamento, na Tailândia, sintetiza na perfeição o estado de espírito que uniu o mundo em redor de um drama de proporções absolutamente inéditas. Para quem nunca fez turismo na Tailândia, a existência destas grutas, verdadeiras armadilhas mortais, foi uma surpresa e um choque.

O esforço que uniu mergulhadores, médicos e emergência médica de todo o mundo transformou-se num autêntico filme de suspense, em que 12 rapazes e um adulto foram retirados do interior do buraco escuro, a intervalos regulares, e, à medida que se concretizava cada um dos resgates, a boa nova seguia para todo o mundo, qual sinal metafórico de um renascimento emocionante.

Em Portugal, o acompanhamento televisivo de um acontecimento deste tipo teve a dificuldade que advém do facto de se tratar de um acontecimento do qual não há imagens. Além disso, e com excepção do caso de Judite Sousa, analisado acima, e de João Carreira, da Lusa, que relatou em directo para a CMTV, eram escassos os relatos jornalísticos a partir do local.

A falta de imagens e de jornalistas portugueses na Tailândia foram dois obstáculos, torneados de forma diferenciada, mas competente, pelos canais nacionais de informação, com recurso a explicações de especialistas, quer de mergulho, quer de socorro médico ou psicológico em situações de crise extrema. Cada vez mais os canais de notícias são o fulcro do consumo televisivo entre nós.

FUTEBOL DE PRAIA

Talvez nem tenha a ver com a força da modalidade. Os bons resultados televisivos do futebol de praia acentuam, antes, o valor da marca "seleção". Assim foi, mais uma vez, Domingo passado, em que, mesmo em pleno drama na gruta da  Tailândia, quase 200 mil pessoas assistiram ao Portugal-Espanha, na CMTV.

O TRIUNFO DO VÍDEO-ÁRBITRO

Em Portugal, por diversas circunstâncias que agora já não interessam nada, a defesa do vídeo-árbitro esteve muito associada a um projecto fascisto-populista que ameaçou o futebol nacional. O Mundial marcou o amadurecimento do projeto do VAR, que até pode aumentar a emoção do jogo. Fiquei convencido!

"NÃO HÁ CRISE!"

Tem sido assim nos últimos anos, na SIC. Chega o Verão, e com ele o formato de apanhados 'Não há Crise!' Há um ano, referi que o programa é vítima da ideologia dominante em Carnaxide, e na televisão clássica em geral, ideologia essa que considera que o os formatos de baixo orçamento não são adequados para os canais tradicionais. E, assim, a SIC gasta milhões nas noites de Domingo, mas no Verão gasta apenas tostões nos apanhados, e em geral tem melhores shares. Aí está, de novo, a mesma receita. Esta semana, 22,2% de share. Má notícia para quem?

JUDITE NA TAILÂNDIA

Hoje em dia, parece haver uma espécie de passatempo nacional que consiste em escrutinar ao detalhe qualquer trabalho de Judite Sousa, e acentuar erros, falhas ou equívocos, que sempre os há na carreira de um profissional de excelência. Naturalmente, não embarco nesse terrorismo das redes sociais. A ida para a Tailândia cobrir o drama da gruta deve ser louvada por todos os observadores.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável