'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

The Voice é o melhor

Bons concorrentes, apresentadores eficazes e, provavelmente, o melhor júri da história dos 'talent shows' em Portugal: eis os ingredientes de um programa de enorme qualidade.
26 de outubro de 2018 às 07:00
the voice
the voice

Com a batalha entre casamentos e cozinhados ao rubro, é justo elogiar o melhor programa dos domingos à noite, uma faixa horária muito importante para o mercado das generalistas. 'The Voice', na RTP1, é um concurso de enorme qualidade, bem realizado, com concorrentes de excelência e com aquele que é, provavelmente, o melhor júri da história dos 'talent shows' em Portugal.

Ao contrário de outros programas de caça-talentos, 'The Voice' não aposta no ridículo de concorrentes sem jeito. Pelo contrário, até procura evitá-los. O resultado é um conjunto de aspirantes a artistas que atinge, muitas vezes, um nível exibicional extraordinário. O formato internacional garante ao programa um cenário grandioso, que enche o olho sem distrair, e que transmite a sensação correcta: uma enorme sala-estúdio de espectáculos.

O júri tem um segredo-chave: os quatro elementos que o compõem também competem entre si, pelo apadrinhamento dos melhores concorrentes, de forma que se gera um segundo nível de emoção. Uma coisa é a luta entre os cantores que procuram um lugar ao Sol, outra, paralela, é a narrativa da "guerra" entre os elementos do júri que procuram levar um elemento da sua equipa até à glória final.

A dinâmica entre Aurea, Mickael Carreira, Mariza Liz e Anselmo Ralph é de uma saudável competição artística, e isso faz deles factor de sucesso. Finalmente, Catarina Furtado e Vasco Palmeirim estão sóbrios e eficazes. Eis os ingredientes de um enorme programa semanal, que merecia uma RTP1 mais forte para encontrar o público que anseia por televisão de qualidade.

O CHEF DERROTOU O AMOR

No duelo de domingo à noite, o 'Pesadelo' derrotou o 'Casados à Primeira Vista'. Veremos como evolui este horário. Para já, nota negativa para a "novilíngua" da SIC. Por má consciência, a SIC baptiza o 'reality show' como uma "experiência social". Um nome ridículo, e que só menoriza as opções da estação.

DE NOVO LÍDER

Quem diria, há poucas semanas, que Fernando Mendes estaria de regresso à luta pela liderança nas 7 da tarde! O 'Preço Certo' a tudo resistiu, manteve a rota, e agora, com Cristina Ferreira em mudanças, nem os espectadores da TVI percebem a opção do seu canal de a manter no ar, e estão em grande debandada. E assim, eis que regressa o ex-gordo da RTP.

MARIA LEAL NA SIC 

Abrir o 'Jornal da Noite' com a entrevista a Maria Leal é lamentável a todos os títulos, e um erro grave por três razões: uma entrevista a Maria Leal nunca é a principal notícia do dia; depois, abrir assim o 'Jornal da Noite' desgasta enormemente a marca SIC; finalmente, estamos perante um truque que pretende maximizar a audiência, mas que acaba por se virar ao contrário, porque o público que quer ver Maria Leal sabe sempre que vai haver a entrevista, e quem não quer, simplesmente, ver Maria Leal rejeita o jornal logo desde o início. Trágica opção na sexta-feira passada.

REDE RECORD VAI GANHAR

O duelo eleitoral no Brasil é também um duelo entre televisões. A institucional Globo, desta vez, não encontrou o candidato ideal, o que a obrigou a um certo distanciamento. Já a TV Record, tal como a sua proprietária, a IURD, adoptou Jair Bolsonaro, um católico com ideias de extrema-direita que se aproximou dos evangélicos e deve ganhar a eleição. O futuro próximo dirá se a aliança será melhor para Jair ou para a IURD.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável