'
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Grelha da Semana

Notícia

A TVI desistiu

Enigma: porque se rende e se retira do jogo a TVI? Abdicar será uma estratégia do diretor-geral Moniz? Se for, é preciso ter cuidado com a passagem à prática.
20 de junho de 2022 às 11:59
...
José Eduardo Moniz

O fim do 'Big Brother' e a chegada do verão confirmou que a TVI desistiu de lutar. Os diversos "buracos" na grelha do canal 4 foram preenchidos com novelas em repetição. Neste momento, há um total de 8 novelas, mas só 4 delas são emitidas em estreia- uma às 7 da tarde, outras 3 em horário nobre. As repetições: a seguir ao almoço, a 'Única Mulher'. Ao fim da tarde, a seguir ao Goucha, há 'Ouro Verde'. Finalmente, no late night vai para o ar a repetição de 'Na Corda Bamba'. De uma assentada, são 3 horários em que a TVI perdeu toda a capacidade competitiva, ficando mesmo em risco de ser ultrapassada pelo cabo nalguns períodos.

Se juntarmos estas novas fragilidades da TVI às fraquezas que já vêm de trás, como sejam os jornais, sempre atrás da SIC e às vezes também da RTP-1, ou a débil 'Rua das Flores' (já chegou a fazer 9% de share!), a filosofia geral do canal passou a ser a desistência da luta pela liderança. Enigma: porque se rende e se retira do jogo a TVI? Abdicar será uma estratégia do diretor-geral Moniz? Se for, é preciso ter cuidado com a passagem à prática. Revelar desde já que em setembro haverá de novo 'Big Brother' é dar armas à SIC, porque é muito fácil adivinhar como será a grelha nessa altura, e preparar antídoto. Este vai ser um verão muito difícil para a TVI, e os sinais para setembro não são animadores. Em suma: 2022 trará novo triunfo de Daniel Oliveira, só que agora é contra Moniz. Será por isso uma vitória que tem tudo para desmoralizar a concorrência.

 

SOBE - MARCELO

...
Marcelo

No discurso do 10 de junho elogiou o povo. Marcelo é um mestre a comunicar. Depois de Belém, a televisão continuará seguramente a chamar pelo Presidente.

 

SOBE - CARLOS DANIEL

...
Carlos Daniel

No atual contexto da RTP, o centro de produção do norte pode ter um papel decisivo para fazer mais e melhor. Isso é possível com a liderança de Carlos Daniel. Boa nomeação.

 

DESCE - LUÍSA CORREIA

...
Luísa Correia Foto: SIC/Instagram

Esta jovem pivot da SIC Notícias aparece num programa sobre automóveis. Isso desqualifica-a. O automobilismo é um velho comércio de pivots na SIC, que persiste ao longo do tempo e que ninguém tem coragem de travar.

INFORMAÇÃO - 10 DE JUNHO

...
Ana Guedes Rodrigues

As cerimónias do dia de Portugal, em Braga, monopolizaram as atenções numa série de canais. A adesão popular, o carisma de Marcelo e todo o folclore solene dos desfiles militares proporcionaram diretos de qualidade. Bem esteve o canal CNN, que instalou estúdio no exterior com Ana Guedes Rodrigues, e assim esmagou a concorrência da SIC Notícias, num terreno que era a área preferencial do canal 5 até à recente derrocada que o atirou para a irrelevância.

 

PROGRAMAÇÃO - PASSADEIRA VERMELHA

...
Passadeira Vermelha Foto: Instagram

A desistência da TVI, sentida em vários horários, trouxe de volta alguns formatos antigos, que tinham saído do radar quando a luta pelas audiências apertou. É o caso do 'Passadeira Vermelha', um formato proveniente de um dos múltiplos canais de cabo do universo SIC, e que voltou a ocupar o late-night do canal com proveito, e pouco custo. É uma espécie de jornal dos famosos, misturado com tertúlia, agradável de ver. E agora até lidera! A ver.

Mais notícias de Grelha da Semana

E o vencedor é a RTP1

E o vencedor é a RTP1

No fecho de junho, há um grande vencedor, a RTP1, um grande derrotado, a TVI, e um canal que, descendo, fica certamente satisfeito. Falo da SIC, porque desce mas alarga a vantagem sobre a concorrência.
Terramoto na televisão

Terramoto na televisão

Eis a chave que contraria a ideia de crise da televisão. Grandes jogos de futebol, acompanhamento em direto de notícias, espetáculos grandiosos para toda a família, e a sacrossanta ficção.
A TVI desistiu

A TVI desistiu

Enigma: porque se rende e se retira do jogo a TVI? Abdicar será uma estratégia do diretor-geral Moniz? Se for, é preciso ter cuidado com a passagem à prática.
Jubileu

Jubileu

Há momentos em que alguns canais de notícias e telejornais desatam a imitar-se uns aos outros. Pior: há momentos em que essas imitações desenfreadas não têm qualquer razão de ser. Costumo chamar a esses momentos de imitação, em que os jornalistas decisores desistem de pensar pela sua cabeça e as emissões se replicam umas às outras sem critério aparente.
Verão difícil

Verão difícil

O verão vai ser uma "prova dos 9" para a TVI, para podermos avaliar até que ponto o canal de Moniz e Cristina Ferreira está dependente de um só formato.
7 minutos

7 minutos

Sete minutos antes do golo do FC Porto, aconteceram dois lances quase simultâneos em Oeiras e em Manchester: o FC Porto reclamou um penálti por causa de uma mão que levou exatos 7 minutos a ser analisado pelo VAR e pelo árbitro da partida, e a equipa de Guardiola reduzia para 1-2, dando assim início à recuperação histórica.

Mais Lidas

+ Lidas