
O fim do 'Big Brother' e a chegada do verão confirmou que a TVI desistiu de lutar. Os diversos "buracos" na grelha do canal 4 foram preenchidos com novelas em repetição. Neste momento, há um total de 8 novelas, mas só 4 delas são emitidas em estreia- uma às 7 da tarde, outras 3 em horário nobre. As repetições: a seguir ao almoço, a 'Única Mulher'. Ao fim da tarde, a seguir ao Goucha, há 'Ouro Verde'. Finalmente, no late night vai para o ar a repetição de 'Na Corda Bamba'. De uma assentada, são 3 horários em que a TVI perdeu toda a capacidade competitiva, ficando mesmo em risco de ser ultrapassada pelo cabo nalguns períodos.
Se juntarmos estas novas fragilidades da TVI às fraquezas que já vêm de trás, como sejam os jornais, sempre atrás da SIC e às vezes também da RTP-1, ou a débil 'Rua das Flores' (já chegou a fazer 9% de share!), a filosofia geral do canal passou a ser a desistência da luta pela liderança. Enigma: porque se rende e se retira do jogo a TVI? Abdicar será uma estratégia do diretor-geral Moniz? Se for, é preciso ter cuidado com a passagem à prática. Revelar desde já que em setembro haverá de novo 'Big Brother' é dar armas à SIC, porque é muito fácil adivinhar como será a grelha nessa altura, e preparar antídoto. Este vai ser um verão muito difícil para a TVI, e os sinais para setembro não são animadores. Em suma: 2022 trará novo triunfo de Daniel Oliveira, só que agora é contra Moniz. Será por isso uma vitória que tem tudo para desmoralizar a concorrência.
SOBE - MARCELO
No discurso do 10 de junho elogiou o povo. Marcelo é um mestre a comunicar. Depois de Belém, a televisão continuará seguramente a chamar pelo Presidente.
SOBE - CARLOS DANIEL
No atual contexto da RTP, o centro de produção do norte pode ter um papel decisivo para fazer mais e melhor. Isso é possível com a liderança de Carlos Daniel. Boa nomeação.
DESCE - LUÍSA CORREIA
Esta jovem pivot da SIC Notícias aparece num programa sobre automóveis. Isso desqualifica-a. O automobilismo é um velho comércio de pivots na SIC, que persiste ao longo do tempo e que ninguém tem coragem de travar.
INFORMAÇÃO - 10 DE JUNHO
As cerimónias do dia de Portugal, em Braga, monopolizaram as atenções numa série de canais. A adesão popular, o carisma de Marcelo e todo o folclore solene dos desfiles militares proporcionaram diretos de qualidade. Bem esteve o canal CNN, que instalou estúdio no exterior com Ana Guedes Rodrigues, e assim esmagou a concorrência da SIC Notícias, num terreno que era a área preferencial do canal 5 até à recente derrocada que o atirou para a irrelevância.
PROGRAMAÇÃO - PASSADEIRA VERMELHA
A desistência da TVI, sentida em vários horários, trouxe de volta alguns formatos antigos, que tinham saído do radar quando a luta pelas audiências apertou. É o caso do 'Passadeira Vermelha', um formato proveniente de um dos múltiplos canais de cabo do universo SIC, e que voltou a ocupar o late-night do canal com proveito, e pouco custo. É uma espécie de jornal dos famosos, misturado com tertúlia, agradável de ver. E agora até lidera! A ver.