'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Pedro Chagas Freitas
Pedro Chagas Freitas COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mul

Notícia

Pedro Chagas Freitas: Gastar

Gastar: v. O contrário de amar; quando há amor nada se desperdiça, tudo nos transforma.
30 de janeiro de 2017 às 07:00
mulher feliz, mulher jovem
mulher feliz, mulher jovem Foto: Getty Images

1.

"Nunca se sofre por amor, apenas por falta dele."

A frase, escrita junto ao muro da Faculdade, ficara presa na memória: de que falamos quando falamos do que nos falta?

- Queres ser precisa para sempre?

Foi a pergunta dele quando a viu. Não sabia que ia fazer aquela pergunta, nunca algo assim lhe passara pela cabeça, e no entanto quando ela passou, com aquele ar de menina ingénua que nem assim deixa de saber tudo, foi aquilo que lhe saiu, como se fosse possível falar sem pensar, e é.

Nada do que vale a pena nesta vida foi planeado antes.

- Quando quiseres ser a mulher da vida de alguém lembra-te da minha, sim?

Depois, sem mais uma palavra, virou costas, ela em silêncio, boca aberta, e seguiu em direcção à ourivesaria da rua central, aquela onde iria encomendar a aliança que iria usar nela ou que, então, ficaria para sempre ali, naquela loja onde está, agora mesmo, a dar ordem clara:

- Se vier aqui buscar a aliança sem estar acompanhado por esta mulher não ma dêem.

Mostrou a fotografia dela, assinou uma declaração onde assume a ordem que acabou de dar, pagou o que tinha para pagar, seguiu caminho por entre a multidão.

2.

"O amor não é um edifício estático: move-se quando algo se move no interior de nós."

Foi esta uma das frases que o advogado dele usou na sua declaração final diante do juiz, no já célebre processo, espalhado nos últimos dias por toda a imprensa, da aliança sem dono: o caso em que um homem, ele, tentava reaver, junto da ourivesaria onde a encomendara, a aliança que queria dar à mulher da sua vida.

"Contra factos não há argumentos."

O juiz fechou a sua decisão com a frase feita de sempre. A aliança só poderia ser dada à mulher que estava na fotografia, isso era incontornável, como muitas coisas que há sempre forma de contornar o são.

3.

"Nunca se ama uma aparência, somente o que se aparenta em nós."

Estas palavras ele não disse, nem o advogado dele disse, nem ninguém disse. Foi só o que ele pensou quando, na ourivesaria, com uma mulher ao lado que é igual à mulher da fotografia e do contrato que assinara muitos anos antes, levantou finalmente a aliança e a colocou no dedo dela.

- Vendido.

Respondeu, dias depois, quando recebeu uma proposta pela venda da casa dos pais e do carro, dinheiro suficiente para pagar pelo menos parte das operações plásticas que a mulher da sua vida tivera de fazer para o ser mesmo.

"Há quem ame uma miragem, e depois a ame tanto que a faça existir."

Podia ler-se, agora, junto ao tal muro da Faculdade.

4.

"Contra factos não há argumentos, mas há amor."

Resolveu o casal colocar no convite de casamento, enviado com toda a ternura para a família, para os amigos e para um juiz.

Gastar: v. Olhar sem sentir, querer sem tocar, ganhar sem lutar, amar sem chorar; nada do que nos apaixonou se desperdiçou.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mulheres e para Homens

COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
COMO F*DER UM CASAMENTO  15. SER RACIONAL.

COMO F*DER UM CASAMENTO 15. SER RACIONAL.

Eu sei: a culpa é minha. A culpa é minha e desta minha cabeça que não pára de pensar. Que não pára de questionar. Que não pára de querer entender tudo e mais alguma coisa.
COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

CARTA AO PREGUIÇOSO ARREPENDIDO: Meu grandessíssimo burro, como querias tu que a paixão resistisse, que a nossa vida, tal qual a sonhámos resistisse, se simplesmente te deixaste cair na preguiça? Como?
COMO F***DER UM CASAMENTO  11. MAGOAR.

COMO F***DER UM CASAMENTO 11. MAGOAR.

Somos do tamanho do que impedimos em nós para magoar quem amamos. Em mim impeço tudo. Se sei que te pode magoar, paro. Se sei que te pode magoar, respiro, acalmo. E não faço.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável