
Assim chegamos ao fim de mais um ano no qual a história da televisão em Portugal se conta assim:
1. A SIC continua líder sem saber como, recorrendo a repetições de sucessos reeditadas – 'Terra Nossa' é o melhor exemplo –, com novelas que não conseguem fazer frente à já velhinha 'Festa É Festa', 'reality shows' que não convencem – 'Casados no Paraíso' – e programas de família – 'A Máscara' ou 'Hell’s Kitchen', que nunca chegam a cumprir o objetivo.
2. O 'Jornal da Noite' mantém-se líder imbatível diário, ajudando a SIC na liderança. Mérito de Ricardo Costa e dos pivôs que o público adora, Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa.
3. Fernando Mendes é o herói da RTP e o seu 'O Preço Certo', o formato que todas as estações invejam. Faz o acesso perfeito ao 'prime time'... e a partir desse horário a RTP "desaparece".
4. Nem com Cristina, nem sem Cristina, a TVI não consegue alcançar a SIC. Ganha alguns dias, perde a grande maioria. 'Festa É Festa' é o grande trunfo, 'Big Brother' lá vai funcionando, a informação continua a ser o maior dos problemas.
5. A RTP3 está cada vez mais parecida com a RTP2. E esta tem excelentes séries... mas ninguém lhe liga nenhuma.
6. O ano chega ao fim sem formatos novos. A única novidade a sério nas generalistas é 'Morangos com Açúcar', criado na lógica generalista + 'streaming' (Amazon Prime). Pode ser um caminho a dar frutos.
7. A CMTV é cada vez mais líder no cabo e rouba cada vez mais espectadores aos canais generalistas. O 'storytelling' "a vida real é melhor do que qualquer ficção" dá frutos e a verdade é que já ninguém aguenta as opções de grelha da televisão aberta – sobretudo em horário nobre.
8. Os programas de entretenimento/'people' tomaram conta do late night: 'Noite das Estrelas' (CMTV), 'Passadeira Vermelha' (SIC/SIC Caras) e 'Big Brother' (TVI).
9. Ricardo Araújo Pereira reina e distingue-se neste universo de marasmo. É líder todas as semanas, graças a um humor inteligente e um olhar acutilante sobre a atualidade. Só tem concorrente no 'Jornal da Noite'.