
Pois é, meus amigos, nesta vida nem tudo o que se toma como certo, acaba por se concretizar. 'Dança com as Estrelas' estreou no passado sábado com estrondo. Estrondo pelo investimento a que obrigada e pelas audiências que ficaram aquém do esperado. Quase 200 mil espectadores separaram 'A Máscara', o rival da SIC que venceu a noite, do formato apresentado por Cristina Ferreira e, agora, Bruno Cabrerizo. Significa isto que tudo está perdido para a grande aposta da TVI para conquistar os sábados – vencidos semana após semana pela SIC no total do dia? Não, nada disso. O programa tem muito para dar: Cristina ainda não dançou com o amigo brasileiro, ainda não lhe tirou a camisa – assunto com o qual ele até brinca em entrevistas –, o público tem de se habituar a que este 'family show' está no horário de sábado à noite e não no tradicional domingo, e, sobretudo, para que corra bem tem de ser mais divertido ou entusiasmante do que o conservador 'A Máscara', pensado para ser visto e discutido em família e que, por isso mesmo, funciona.
Por isso, Cristina Ferreira não tem razões para se arrepender de ter passado a "pasta" 'Big Brother' a Cláudio Ramos. Está bem entregue. Cláudio tem a leveza certa para o formato, interessando-se pelos "mexericos" dos concorrentes, pelas paixonetas e desabafos em vez de forçar acusações que não acrescentam nada ao programa a não ser azedá-lo sem necessidade.
Se o sábado foi de desgosto para a TVI e de festejo na SIC, domingo, com a competição 'A Quinta', de Andreia Rodrigues, na SIC, versus Desafio Final, na TVI, foi a TVI que se ficou a rir, sensivelmente com a mesma diferença entre os formatos concorrentes – mas ao contrário. Cláudio beneficia da frescura de ser novo apresentador e dos espectadores manterem o cordão umbilical intacto com 'BB', enquanto a 'Quinta' perde a toda linha pela imagem "baça" a condizer com a estação do ano escolhida para gravar um programa que seria muito mais atraente nos campos da primavera. Adiante.
Vamos ver no que dá, na certeza do que hoje é certo, amanhã pode mudar.