
Os dias aqueceram e a praia começou a chamar para a frescura do mar. Sei que é apetitoso estar junto à água nestes dias de maior calor. Porém, não me levem a mal. A idade já está avançada e quando vejo ou ouço notícias de desastres fatídicos vem a tona a minha qualidade de avô pelo que não se sintam mal por repetir conselhos que vos entrego como se falasse com os meus filhos ou os meus netos.
Não deixem as crianças sozinhas ou com controlo menos apertado junto ao mar ou a piscinas. Todas as épocas estivais nos têm trazido notícias ruins a propósito desses descuidos. Os putos, quanto mais novos mais rápidos e uma ligeira falta de atenção pode ser o primeiro passo fatal.
Confirme se há nadadores-salvadores na praia que frequenta. É bom que escolha aquilo que é mais seguro e, já agora, com atenção à cor da bandeira. Só o verde é bom
Se estiver com filhos pequenos, não leve headphones para a praia. Os sons são fundamentais para reconhecermos pessoas em zonas em que está muita gente. O choro do seu filho pode dizer-lhe que ele está perdido.
Para melhor prevenção, coloque-lhe boias nos braços. Não serão suficientemente fortes para os manter à tona mas poderão fazer ganhar tempo quando surge um momento de aflição.
Os miúdos não devem andar de cabeça ao sol. Arranje um chapéu ou boné personalizado que lhe permita identificar imediatamente o local onde se encontra. Não confie nas garantias que o seu miúdo lhe propor quando quer brincar com outros miúdos, longe de si. Se quiser satisfazer-lhe a vontade, pegue nas suas coisas e sente-se em lugar onde pode facilmente vê-lo.
As piscinas são traiçoeiras. Nunca deixe o seu filho andar à vontade pela casa ou pelo hotel se houver piscina aberta por perto. Às vezes basta um minuto de desatenção para ocorrer uma tragédia.
Treine os seus filhos para não aceitarem comida ou brinquedos de um estranho. Habitue-os a não falar com gente que desconhece e a recusar qualquer passeio ou brincadeira longe dos vossos olhares. É verdade. Uma ninharia longe da praia ou da água pode tornar-se num enorme problema quando nos descuidamos. A sua atenção é o melhor vigia do seu filho. Boa praia!