
Lucas, o menino brasileiro de apenas 10 anos abraçou o Papa Francisco no dia 13 de maio e a sua história comoveu o mundo.
Para a igreja católica ele é uma criança milagre, salva da morte graças à intervenção dos pastorinhos Jacinta e Francisco.
O jornalista da CMTV Bruno de Castro Ferreira sentiu desde a Cova da Iria, em Fátima, que a viagem até às raízes do pequeno Lucas se impunha.
Quem vive intensamente o jornalismo como o Bruno não pensa duas vezes para se entregar de corpo e alma a uma grande reportagem.
O voo ao Paraná, no Brasil, com o repórter de imagem Tiago Abrantes deu a conhecer aos portugueses a essência do menino milagre, da família e também a devoção do povo da cidade de Juranda à história inacreditável de Lucas.
Quando o carro onde seguiam acabou por ficar atolado, a dois quilómetros da terra natal de Lucas, o Bruno e o Tiago estavam longe de imaginar o que iriam viver nos dias seguintes.
A chuva torrencial impediu-os de ir para o hotel e alterou, para melhor ainda, o plano de reportagem traçado em Lisboa, levando-os até à casa da família da criança-onde pernoitaram-na pequena cidade do Paraná.
Os dias seguintes serviram para confirmar a energia de Lucas, a união da família, bem como a emoção de uma comunidade inteira.
Lucas caiu de praticamente 7 metros de altura no momento em que brincava com a irmã, fez um traumatismo craniano, sofreu duas paragens cardíacas, mas conseguiu resistir. Por milagre dizem todos.
Obrigado Bruno e Tiago pela grande reportagem que trouxeram na bagagem. O vosso trabalho dignifica o jornalismo e certifica a reportagem como um dos géneros jornalísticos mais apaixonantes. Fico a aguardar pela próxima. Ansioso.