_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
inclusão

Atitude de "coragem"! Futebolista australiano Josh Cavallo assume-se homossexual: “Tinha vergonha de não poder fazer aquilo que gosto”

Atleta do Adelaide United é um dos raros exemplos de futebolistas masculinos que optam por desvendar a homossexualidade. Várias figuras do futebol como Gary Lineker e Gerard Piqué já congratularam o jovem de 21 anos pela coragem que demonstrou ao surgir no vídeo e em partilhar a sua história.
27 de outubro de 2021 às 18:44

Num sentido testemunho partilhado nas redes sociais do Adelaide United, clube que representa, o futebolista australiano Josh Cavallo, de 21 anos, assumiu a sua homossexualidade, entrando num lote muito restrito de atletas de futebol masculino a fazê-lo.

No vídeo, o lateral esquerdo internacional jovem pela Austrália começa por declarar: "Há algo pessoal que queria partilhar com todos. Sou futebolista e sou gay. Quando era jovem, eu sempre senti a necessidade de me esconder porque tinha vergonha, vergonha de não poder fazer aquilo que gosto e de ser gay." "Tudo aquilo que quero fazer é jogar futebol e poder ser tratado de igual forma", declarou, dizendo-se cansado de viver uma "vida dupla". "Admitir a minha homossexualidade aos meus amigos, família, colegas e treinadores tem sido incrível, tenho recebido um apoio incrível. Eu quero mostrar às pessoas que podem ser elas mesmas e jogar futebol", completou o australiano, que também assinou um texto no seu Twitter pessoal no qual diz saber que "há outros jogadores a viver em silêncio."

pub

O gesto de Josh Cavallo não passou despercebido no mundo do futebol. Gerard Piqué, jogador do Barcelona e companheiro de Shakira, escreveu no Twitter que "o mundo do futebol está muito atrasado no tempo" e que Cavallo "ajudou a que avançasse", com o seu ex-colega, Antoine Griezmann, internacional francês do Atlético de Madrid, a demonstrar "orgulho" no companheiro de profissão. Também o inglês Gary Lineker, antiga estrela da seleção dos Três Leões e atualmente um dos mais mediáticos comentadores desportivos do país interveio nas redes sociais: "É absurdo que revelar a homossexualidade seja algo de corajoso no futebol. Mas efetivamente é e estou cheio de admiração pelo Josh por trilhar um caminho que esperemos muitos outros possam seguir. Estou certo de que a maioria dos amantes do futebol o irão apoiar e apagar o medo que outros possam ter."

pub

Já em 2019, Andy Brennan, na altura jogador do muito modesto Green Gully, tornou-se no primeiro futebolista masculino australiano a admitir a sua homossexualidade, sendo que, a nível mundial, o caso mais mediático, e o primeiro, foi o do inglês Justin Fashanu em 1990. Nos tempos modernos, o jogador de maior perfil a assumir-se homossexual foi o internacional alemão Thomas Hitzlsperger, que o fez apenas depois de pendurar as chuteiras. Já no futebol feminino, o tabu configura-se como muito menor, com várias das jogadoras de topo mundial a assumirem-se como homossexuais, como são os casos da norte-americana Megan Rapinoe e da australiana Sam Kerr.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub