'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
planeta

Estamos a perder os coalas: um terço da população australiana desapareceu em três anos

Desastres naturais e mão humana na base da perda destas criaturas. Presidente da Australian Koala Foundation afirma temer pelo futuro destes marsupiais.
22 de setembro de 2021 às 07:56
Coala
Coala Foto: Getty Images

Os coalas são, a par do canguru, a parte da fauna mais emblemática da Austrália, mas a população destas criaturas está rapidamente a desvanecer: um terço dos coalas australianos desapareceu num espaço de três anos, segundo dados avançados pela Australian Koala Foundation , cuja presidente, Deborah Tabart, adjetiva de "dramática" a situação. Efetivamente, os 80 mil pequenos marsupiais de 2018 são agora 58 mil, com nenhuma das regiões a mostrar um acréscimo no número de coalas: aliás, na Nova Gales do Sul, a diminuição foi de 41%. As causas são várias: seca, incêndios e ação humana, na forma do corte de árvores.

Tabart afirmou ainda, em declarações à Reuters, que a ação já se está a tornar "imperativa": "O que nos preocupa é locais como a Nova Gales do Sul, onde os períodos de seca nos últimos dez anos tiveram este efeito cumulativo, com os sistemas fluviais a estarem secos há anos", apontando que o eucalyptus camaldulensis, árvore que cresce junto aos rios, é um dos locais preferenciais dos coalas", acrescentando, em comunicado, que "algumas paisagens assemelham-se à Lua."

Adicionalmente, refere a influência dos humanos: "Toda a gente percebeu que temos de mudar, mas se os bulldozers continuam a funcionar, eu temo genuinamente pelos coalas", referiu, pedindo uma lei de proteção destes animais e incentivando à ação da Ministra do Ambiente, Sussan Ley. O governo australiano já terá começado a debater sobre a possibilidade de alterar o estatuto do coala de 'vulnerável' para 'em perigo.'

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável