Já todos ouvimos dizer que a idade é só um número e isto terá muito a ver com o facto de os 40 anos de uns não serem iguais aos 40 de outros. E se todos lutamos para permanecer jovens, essa batalha ganha especial dimensão para aqueles que dependem do corpo para faturar milhões. Não é, por isso, de estranhar que, aos 37 anos, Cristiano Ronaldo gaste parte dos seus rendimentos na luta por manter-se jovem. Foi investindo tanto ao longo dos anos que a sua casa deixa envergonhadas algumas clínicas de estética de topo.
Por exemplo, quando se mudou para Manchester, CR7 pagou 50 mil euros para transportar de Itália para Inglaterra a sua câmara de crioterapia. Este é um dos segredos do craque para manter um corpo jovem e regenerar os músculos após esforços violentos. Além de se imergir numa banheira com gelo, o jogador mantém a rotina de fazer tratamentos de crioterapia, onde as temperaturas podem chegar aos 200 graus negativos, e que lhe permitem melhorar a circulação sanguínea e recuperar mais facilmente do esforço físico. Devido à 'agressividade' dos tratamentos, cinco minutos é o tempo máximo de permanência nesta máquina.
E enquanto o comum dos mortais, se for sair à noite, ou beber um copo com amigos, chega a casa e se enfia diretamente na cama, com Ronaldo nada é assim tão simples. Porque manter um corpo jovem exige muitos sacrifícios e um deles é manter uma rotina rigorosa mesmo quando já só queremos desligar. "Se depois de um jogo, vou jantar com os amigos e volto a casa às 4 da manhã, vou ao spa e mergulho em água gelada antes de me deitar. Levanto-me às 10 horas e tomo o pequeno-almoço. Às 11h vou ao ginásio. Se não mantiveres esta disciplina todos os dias, não consegues manter-te no topo durante 15 anos", afirma o internacional português.
E a verdade é que o esforço compensa. Recentemente, foi feito um estudo que garante que a idade biológica de Cristiano Ronaldo equivale a menos dez anos do que aquilo que tem. Nesta amostra, foram comparados alguns indicadores corporais do craque com outros atletas mais novos e a verdade é que o jogador bate-os todos aos pontos.
"Se depois de um jogo, vou jantar com os amigos e volto a casa às 4 da manhã, vou ao spa e mergulho em água gelada antes de me deitar. Levanto-me às 10 horas e tomo o pequeno-almoço. Às 11h vou ao ginásio. Se não mantiveres esta disciplina todos os dias, não consegues manter-te no topo durante 15 anos"Cristiano Ronaldo
CR7 tem 7% de gordura, enquanto os índices habituais dos restantes atletas se situam entre os 10 e 11%. Em termos de massa muscular ronda os 50 %, enquanto a dos outros futebolistas não ultrapassam os 46%. A velocidade, potência de salto são ainda outras métricas que fazem com que Cristiano Ronaldo tenha conseguido enganar a idade que aparece no cartão do cidadão.
TRATAMENTOS EM CÂMARA HIPERBÁRICA
Além da crioterapia, Cristiano Ronaldo recorre ainda a outra tecnologia topo de gama para manter os músculos leves. O jogador submete-se a tratamentos em câmara hiperbárica, um procedimento baseado na respiração de oxigênio em grande quantidade, num local com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal. Quando isto acontece, o corpo absorve mais oxigênio através dos pulmões e há um aumento da circulação sanguínea, o que pode estimular o crescimento de células saudáveis.
A título de exemplo, Ângelo Rodrigues teve de se submeter a este tratamento para conseguir recuperar da grave infeção na perna esquerda, como consequência de uma injeção de testosterona. Em Portugal, só há um aparelho destes disponível para o Serviço Nacional de Saúde, mas Ronaldo tem à disposição um em sua casa.
DIETA, VITAMINA D E AQUELAS HORAS DE SONO
Cristiano Ronaldo aconselha-se sobre os tratametos de topo para aumentar a longevidade e não falha uma nova aquisição, mas a verdade é que também sabe que parte do elixir da juventude está nas suas mãos.
Por isso, não vacila em relação à alimentação. CR7 não come fritos, doces, não bebe refrigerantes e contam-se pelos dedos das mãos as vezes em que consome bebidas alcoólicas. À alimentação rica em proteínas junta-se muitos treinos físicos e uma rotina de sono rigorosa. Tanto que lá em casa é seguro dizer-se que o jogador se deita tão cedo como os filhos. Além disso, não prescinde de tomar 'banhos de sol', consciente da importância da vitamina D no organismo.
Mas não basta tratar do físico e Ronaldo está sempre a alertar para a importância de se cuidar da saúde mental. Recentemente, o jogador admitiu ter recorrido a um psicólogo, numa altura em que não se encontra tão bem animicamente.
"Aprenda a treinar a mente é muito importante. A força mental é tão importante como a força física e ajuda-me a atingir os objetivos", diz Ronaldo que, com tanta aposta na longevidade, já fez saber que tão cedo não vai pendurar as chuteiras e que ainda quer jogar ao mais alto nível por muitos e bons anos.