Letizia e Felipe VI criticados por 'ignorarem' morte da princesa Irene: "Triste e lamentável"
Os reis de Espanha estão a ser alvo de comentários desagradáveis nas redes sociais.A princesa Irene da Grécia morreu esta quinta-feira, 15, em Madrid, aos 83 anos. Era uma morte anunciada, pois o estado de saúde da irmã mais nova - e confidente - da rainha emérita Sofia de Espanha tinha-se agravado nos últimos dias, o que obrigara Sofia a cancelar toda a sua agenda oficial de modo a permanecer noite e dia à cabeceira da irmã.
O falecimento daquela que ficou conhecida como a "princesa rebelde" foi anunciado pela Casa Real. "Suas Majestades o Rei e a Rainha e Sua Majestade a Rainha Sofia lamentam anunciar o falecimento de Sua Alteza Real a Princesa Irene da Grécia, às 11h40 de hoje, no Palácio da Zarzuela, em Madrid", lê-se no referido comunicado.
No entanto, nas redes sociais da Casa Real espanhola, ainda não foi feita qualquer publicação de pesar pela morte da princesa, algo que não está a ser visto com bons olhos por vários seguidores.
"Página oficial da Casa Real de Espanha. Triste e lamentável que não tenhamos uma fotografia da rainha Sofia para podermos deixar as nossas condolências pela triste perda da sua irmã, a princesa Irene da Grécia", escreveu uma utilizadora.
"Triste estará a Doña Sofia. Os outros são gente fria e distante. O seu filho e a sua família falham em empatia", atirou outra.
Irene, companheira inseparável de Sofia de Espanha e sua mais fiel confidente, nunca casou nem lhe são conhecidos romances, apesar de ter sido escolhida para casar com o atual rei Harald da Noruega. Contudo, o casamento nunca se realizou, embora ela ainda se tenha empanhado a aprender norueguês.
A carinhosa 'Tia Pecu' ficará para a História como uma mulher discreta, abnegada e humilde. Tinha muito sentido de humor e não gostava de luxos ou de uma vida de exibições. Preferia dedicar os seus dias e as suas forças aos mais necessitados: "Ela não é uma rainha, mas reina de forma espetacular e evidente no seu próprio mundo com as qualidades que cultivou por meio de seu constante e dedicado crescimento pessoal", disse seu biógrafo sobre a princesa grega.