Que significado tem a ausência de Carlos III do funeral do Papa? É William que vai no seu lugar
Cerimónias fúnebres de Francisco estão marcadas para este sábado, 26 de abril, mas o rei de Inglaterra já confirmou que não vai estar presente.Está marcado para sábado, dia 26 de abril, o funeral do Papa Francisco, que terá lugar na Praça de São Pedro, e contará com figuras de todo o mundo, da política à realeza, passando por outros quadrantes da sociedade.
De Inglaterra, o rei Carlos III poderia ser esperado na cerimónia, mas já confirmou que não estará presente, sendo que é o herdeiro ao trono, William, quem irá no seu lugar.
De acordo com a imprensa britânica, há várias leituras para esta decisão: por um lado, é a confirmação de que Carlos delega cada vez mais atos importantes nas mãos do filho, preparando-o, desta forma, para o seu futuro enquanto rei. Por outro, pode prender-se com as questões de saúde que Carlos atravessa e o facto de querer preservar-se, numa altura em que está mais frágil.
No entanto, de acordo com a revista 'Hello', poderá haver outra explicação e que se prende com simples protocolo, uma vez que quando João Paulo II morreu, em 2005, também não foi a rainha Isabel II, mas sim Carlos, na altura príncipe de Gales, que marcou presença.