A poderosa declaração de Pep Guardiola que aponta o dedo à classe política pela guerra na Ucrânia: "São uns fracassados"
Treinador do Manchester City não tem dúvidas sobre em quem recai a culpa do conflito que redundou na invasão russa à Ucrânia.
O treinador de futebol Pep Guardiola acusou os políticos de terem falhado e que as suas ações conduziram a que se desencadeasse e agravasse a guerra na Ucrânia, em declarações à Eleven Sports portuguesa, na antecâmara da partida da noite desta quarta-feira frente ao Sporting.
O catalão, que tem no plantel o internacional ucraniano Oleksandr Zinchenko, não se esquivou a dar a sua opinião sobre o que levou, no seu entendimento, ao presente conflito, fazendo ainda referência ao presidente russo, Vladimir Putin: "Nós queremos ajudar o Zinchenko e o povo ucraniano, mas infelizmente são só palavras e gestos. O problema é que ainda se destruam países porque há uma pessoa que decide que há que destruir e aniquilar pessoas inocentes. E o mundo está parado e continua calado. Não as pessoas, porque todos estão contra, mas os governos de todo o mundo que deviam tomar decisões e deixam que isto aconteça."
"Podemos ter gestos, mas o que se está a passar é o fracasso da política, o fracasso da economia, o fracasso de todos. Quando isto acontece, a quantidade de ódio que é gerada em gerações futuras... para recuperar isto, é preciso um século. O povo ucraniano nunca se vai esquecer o que lhes fizeram: estar nas suas casas, ir à escola, a comer ou jantar e, porque um senhor decide, destroem o meu país", afirmou Guardiola.
Pep deixou também um exercício para o público português: "Pensem nos nossos países: Portugal e Catalunha. Que agora venha um senhor atacar-nos, matar os nossos familiares e amigos e agora termos de nos exilar noutro país porque um senhor decidiu. Nenhum de nós provocou isso: Onde está a NATO? Onde estão os EUA? Onde está a União Europeia? Agora é tarde para evitar isto."
Por isso, é fácil para Pep Guardiola encontrar os culpados: "É o fracasso absoluto do ser humano, das instituições políticas. É para isso que servem os políticos. Eles só lá estão para que possamos viver um bocado melhor. No final, somos nós que trabalhamos e pagamos impostos. Eles só têm de se preocupar para que isto aconteça. São todos uns fracasasdos, todos."